Press "Enter" to skip to content

“Emprego temporário pode se tornar efetivo”, diz especialista

O primeiro passo para o profissional é saber onde ele está, o cargo que vai ocupar e as metas que precisa atingir

De acordo com dados da pesquisa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) e Caixa Econômica Federal, a previsão é de que 434.429 postos de trabalho temporário serão criados somente neste último trimestre do ano. Número 10% superior ao registrado no mesmo período de 2017. A pesquisa indica que haverá geração de 1.649 vagas temporárias em Goiás, no mesmo período.

Mas para ingressar no mercado de trabalho a atitude emocional pode ser o diferencial entre os candidatos. A afirmação é do analista de perfil comportamental e master coach Rodrigo Dias, que explica que ao entender o que a empresa espera do colaborador, o candidato dá um passo importante para ingressar e permanecer no emprego.

Segundo ele, os números de novas vagas refletem um aquecimento da economia e devem ser aproveitados pelos profissionais que estão desempregados ou procurando uma recolocação no mercado de trabalho. “Quem ingressa numa vaga temporária tem chance de ser efetivado com o decorrer dos meses. O que vai fazer com que alguém permaneça no cargo é atitude emocional, perceber o que a vaga precisa e como é possível se adaptar dentro da estrutura hierárquica”.

Rodrigo Dias explica que o primeiro passo para o profissional é saber onde ele está, o cargo que vai ocupar e as metas que precisa atingir. “Precisamos ter a clareza do nosso estado atual, ter auto responsabilidade e também observar onde quer chegar e ter clareza dos seus objetivos. Muita gente quer crescer, mas não sabe pra onde”.

Dicas

Conheça bem a empresa e o cargo

Identifique seus pontos fortes

Procure trabalhos onde possa utilizar seus principais pontos fortes

Cumpra com suas obrigações
Mostre interesse em fazer além do solicitado, mas sem ser invasivo

Trabalhe em equipe
Mantenha o foco nos resultados