Empresa de aluguel de casa irá fornecer moradia temporária para afegãos refugiados

O Airbnb anunciou nesta terça-feira (24), que irá fornecer alojamento temporário para 20 mil refugiados afegãos em todo o mundo. Segundo a empresa, o custo das moradias serão financiados pela Airbnb, o presidente-executivo da empresa, Brian Chesky e pelas doações enviadas à sua instituição de caridade Airbnb.org.

“Airbnb e Airbnb.org reconhecem que a atual situação no Afeganistão está evoluindo rapidamente. O Airbnb.org irá colaborar de perto com agências de reassentamento e parceiros para ir aonde for necessário e desenvolver esta iniciativa e nosso apoio e conforme necessário”, afirmou a nota divulgada pela empresa. “Além disso, dada a enorme necessidade, a Airbnb encoraja outros membros da comunidade empresarial global a unir esforços para fornecer apoio imediato aos refugiados afegãos”.

O anúncio se baseia nos esforços que já começaram em apoio aos refugiados afegãos no Airbnb, na semana passada, o Airbnb.org deu financiamento de emergência e apoio ao comitê de Resgate Internacional (IRC), HIAS e Church World Service para fornecer estadias temporárias imediatas por meio da plataforma da empresa para até 1.000 refugiados. No último final de semana, a empresa trabalhou com parceiros para colocar 165 refugiados em moradias seguras logo após aviões com refugiados pousarem nos Estados Unidos.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Avião cai no Cazaquistão e deixa 42 mortos

Cerca de 42 passageiros de um avião morreram após a queda da aeronave em Aktau, no Cazaquistão. O voo comercial da Azerbaijan Airlines contava com 67 pessoas a bordo, sendo 62 passageiros e cinco tripulantes, e caiu na manhã desta quarta-feira, 25. Além dos mortos, outras 22 pessoas foram hospitalizadas.

Segundo a empresa, não havia crianças entre os passageiros”. O comunicado da companhia diz ainda que os “sobreviventes estão recebendo assistência médica inicial” e que “contatos estão sendo estabelecidos com as autoridades cazaques”, além do “suporte operacional necessário pelas agências de resgate de emergência do Cazaquistão (que estão) no local.

Mais de 50 socorristas atuaram no local do acidente para a extinção do fogo e atendimento aos sobreviventes. Segundo a empresa de tráfego aéreo, entre os passageiros estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, seis do Cazaquistão, três do Quirguistão e 16 russos.

Aeronave

O avião foi identificado como Embraer 190, de matrícula J2-8243, fabricado no Brasil, saiu de Baku, no Azerbaijão, com destino à cidade de Grósnia, na Rússia.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que o avião deu voltas no ar com o trem de pouso aberto antes de perder altitude e colidir com o solo, explodindo após o contato.

Em comunicado, a Azerbaijan Airlines informou que a aeronave “fez um pouso de emergência a aproximadamente 3 km da cidade de Akatu”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp