Última atualização 30/01/2024 | 12:29
Nesta segunda-feira, 29, o empresário bilionário Elon Musk anunciou o primeiro implante de chip cerebral em um paciente humano. A “Neuralink” foi responsável pelo implante e estuda o procedimento desde maio de 2023.
Dessa forma, Musk anunciou, através do “X”, que o primeiro produto da empresa se chama “Telepathy” (Telepatia). Portanto, o dispositivo permite que humanos controlem dispositivos eletrônicos, como computadores e celulares, através do pensamento.
“Os primeiros usuários serão aqueles que perderam o uso dos membros. Imagine se Stephen Hawking pudesse se comunicar mais rápido do que um digitador rápido ou um leiloeiro. Esse é o objetivo”, afirmou.
Elon Musk contou que o paciente está se recuperando bem e, até o momento, os resultados iniciais mostraram uma detecção promissora de picos de neurônio.
Implante
A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) aprovou os estudos com implantes cerebrais em humanos em maio de 2023. Quatro meses depois, a empresa passou a procurar por voluntários com paralisa decorrente a lesão da medula espinhal cervical ou esclerose lateral amiotrófica para o procedimento.
A cirurgia é realizada por um robô controlado pela Neuralink. A ‘máquina’ é responsável pelo implante de Interface Cérebro-Computador (ICC) por meio de um procedimento cirúrgico. Sendo assim, a região do cérebro que controla a intenção de movimento é quem recebe o chip.
No primeiro teste, a empresa pretende avaliar a segurança do implante e do robô responsável pelo procedimento. No entanto, a Neuralink não compartilhou, até o momento, nenhuma novidade sobre o implante realizado.