Empresa prepara primeiro heliponto para carros voadores em Goiânia

Empresa prepara primeiro heliponto para carros voadores em Goiânia

Uma empresa de empreendimentos se prepara para construir o primeiro heliponto de carros voadores, em Goiânia. O local será construído no complexo imobiliário Cidade Opus, na esquina das Avenidas 85 e Mutirão. Obras está programa para ser entregue em 2026.

A criação do heliponto se dá ao início da construção da primeira fábrica de montagem da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical eVTOL. A construção será realizada pela Embraer, junto à sua subsidiária Eve Air Mobility, em Taubaté.

A Opus informou que um heliponto comum não é certificado para pousos de eVTOLs, mas que o heliponto do Cidade Opus foi projetado com as especificidades necessárias para obter a certificação de pousos da empresa.

Carro voador

Apesar do termo ‘carro voador’ ter se popularizado, o veículo criado pela eVTOLS são parecidos com helicópteros e podem alcançar até 100 quilômetros, com assas fixas e rotores.

Os veículos não seguirão o modelo de veículos particulares. As aeronaves farão parte de um sistema de aplicativo eletrônico de transporte e empresas de táxi aéreo, com promessa de reduzir viagens intraurbanas de uma hora para 15 minutos.

A principal diferença entre o veículo e um helicóptero é o uso de eletricidade ao invés de combustível de aviação.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Manutenção deixará 125 bairros de Goiânia e Aparecida sem água neste fim de semana

A Saneago anunciou uma manutenção programada que afetará o abastecimento de água em 125 bairros de Goiânia e Aparecida de Goiânia neste sábado, 23. A interrupção ocorrerá das 4h às 17h para a interligação de uma adutora que conecta o Booster Vila Adélia ao Centro de Reservação Atlântico. A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado até a noite de domingo, 24.

A empresa informou que a intervenção faz parte de um projeto para duplicar a tubulação, reforçando o sistema de abastecimento das regiões impactadas. Durante o período, a Saneago pede que os moradores usem suas reservas de água de forma consciente, evitando desperdícios.

Bairros afetados
Em Goiânia, localidades como Jardim Europa, Residencial Alphaville, Buriti Sereno, Jardim Itaipu e Loteamento Celina Park serão impactadas. Já em Aparecida, bairros como Cidade Vera Cruz, Residencial Village Santa Rita, Jardim Helvécia e Garavelo também estarão na lista de áreas com interrupção no abastecimento.

A intervenção é necessária para melhorar a infraestrutura da rede de distribuição de água, mas a Saneago reforça que os moradores devem estar atentos para evitar o consumo excessivo durante a manutenção.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos