Press "Enter" to skip to content

Empresa prepara primeiro heliponto para carros voadores em Goiânia

Última atualização 17/03/2024 | 11:15

Uma empresa de empreendimentos se prepara para construir o primeiro heliponto de carros voadores, em Goiânia. O local será construído no complexo imobiliário Cidade Opus, na esquina das Avenidas 85 e Mutirão. Obras está programa para ser entregue em 2026.

A criação do heliponto se dá ao início da construção da primeira fábrica de montagem da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical eVTOL. A construção será realizada pela Embraer, junto à sua subsidiária Eve Air Mobility, em Taubaté.

A Opus informou que um heliponto comum não é certificado para pousos de eVTOLs, mas que o heliponto do Cidade Opus foi projetado com as especificidades necessárias para obter a certificação de pousos da empresa.

Carro voador

Apesar do termo ‘carro voador’ ter se popularizado, o veículo criado pela eVTOLS são parecidos com helicópteros e podem alcançar até 100 quilômetros, com assas fixas e rotores.

Os veículos não seguirão o modelo de veículos particulares. As aeronaves farão parte de um sistema de aplicativo eletrônico de transporte e empresas de táxi aéreo, com promessa de reduzir viagens intraurbanas de uma hora para 15 minutos.

A principal diferença entre o veículo e um helicóptero é o uso de eletricidade ao invés de combustível de aviação.