Empresária critica trajetória de João Félix e sugere retorno ao Benfica: uma análise sobre mudanças constantes de clube

empresaria-critica-trajetoria-de-joao-felix-e-sugere-retorno-ao-benfica3A-uma-analise-sobre-mudancas-constantes-de-clube

Empresária detona João Félix: “Não é jogador de futebol. É uma máquina de imprimir dinheiro”

Para Jen Mendelewitsch, retorno ao Benfica seria benéfico ao jogador. Aos 25 anos, o português está a caminho do Al-Nassr

Aos 42 min do 2º tempo – gol de dentro da área de João Félix de Portugal contra Luxemburgo

Um dos nomes mais comentados no mercado de transferências nos últimos anos é o de João Félix. Desde que se tornou profissional pelo Benfica, em 2018, o atacante português acumula mudanças de clube, e carrega ainda o mesmo número em relação às temporadas (oito) – levando em conta contratações e empréstimos.

E essa constante mudança de clubes na carreira rendeu fortes críticas da empresária Fifa, Jen Mendelewitsch.

– João Félix não joga futebol há muito tempo. É uma impressora. É uma máquina de imprimir dinheiro e com o próprio aval, já que ele não se rebela. Já há muito tempo que deveria mandar na sua carreira e não permitir que as pessoas decidam por ele e mandem-no para projetos que não lhe agradam. Quando conhece o potencial que ele tem, é triste. Mas é um exemplo do que não se deve fazer quando se é um jovem jogador com potencial. Vai para o Atlético Madrid por 126 milhões de euros num clube onde não encaixava no modelo de jogo. E depois o Chelsea gasta 50 milhões – disse à emissora francesa RMC Sport.

João Félix sempre foi visto como uma grande revelação de Portugal e de sua geração. Desde seus 18 anos, quando estreou no futebol profissional do Benfica chamou atenção de diversos clubes. Não é à toa que na temporada seguinte, em 2019/20, o Atlético de Madrid despertou o interesse na contratação do jovem – e foi justamente nessa época que começaram as diversas trocas do atacante.

– Podemos fazer todas as perguntas possíveis. A culpa é de todos, na verdade. Ou seja, o jogador decidiu deixar-se levar em projetos que não lhe agradam. Estou tentando defendê-lo um pouco, mas Atlético Madrid, Chelsea, Milan, tentou relançar-se no Barcelona. Teve um bom período com Xavi. O que quero dizer é que são clubes atraentes para ele recuperar – disse a empresária, destacando que uma volta ao Benfica seria o ideal para o jogador.

João se transferiu para o Atlético de Madrid por cerca de 126 milhões de euros (cerca de R$ 543 milhões na cotação da época) – essa se tornou a maior contratação do clube espanhol até aquele momento, e foi o lugar em que o português mais permaneceu.

O garoto ficou por três temporadas na equipe espanhola. Apesar de ter sido a equipe onde passou mais tempo, João Félix oscilou e também não conseguiu ter o destaque que o fazia ser a “grande revelação”. Além disso, em 2022, uma relação conturbada com Diego Simeone, técnico do Atlético de Madrid, fez o garoto ser negociado. Com todas essas idas e vindas, Jen Mendelewitsch aponta as armadilhas nas quais muitos jovens com qualidade podem cair no mundo do futebol.

O Atlético de Madrid acertou o empréstimo de João Félix junto ao Chelsea. O atacante chegava ao time inglês para suprir problema no ataque, que enfrentava diversas lesões no elenco. Na época, o clube arcou com 11 milhões de euros mais os salários do atacante para que ele ficasse por cinco meses no time.

Essa passagem pelo Chelsea não teve muito alarde. O garoto participou de 20 jogos, com apenas quatro gols e nenhuma assistência. Com o fim do empréstimo, Félix chegou a retornar para o Atlético de Madrid, e logo causou mal-estar no clube espanhol ao se oferecer ao Barcelona, em entrevista ao jornalista Fabrizio Romano, referência em mercado de futebol internacional. João Félix fez uma breve passagem pelo Barcelona por nove meses, antes de retornar ao Atlético de Madrid.

Em mais um fim de empréstimo, o atacante português retornou para o Atlético de Madrid, mas já havia perdido espaço na equipe. Com isso, o destino do garoto era novam… Considerando todo o histórico recente de João Félix, o futuro ainda é incerto para o jovem jogador, que agora se encaminha para o Al-Nassr em busca de novas oportunidades. É um panorama desafiador para um atleta que já foi considerado uma das grandes promessas do futebol português. Resta esperar para ver como sua carreira se desdobrará nos próximos capítulos.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp