Um tema que ainda possui muitos tabus, mas que aos poucos vem ganhando força na prática: o nudismo. Lugares para relaxar da forma que “veio ao mundo” estão cada vez mais comuns. Buscando inovar, o empresário Rodney Araújo decidiu abrir uma barbearia nudista e, em um ano, ele conseguiu expandir o negócio, além do catálogo de serviços.
O local, em Fortaleza (CE) oferece tratamentos de beleza para homens a partir de 18 anos com funcionários e clientes nus. Com anúncios em redes sociais, a barbearia passou a receber, segundo o empresário, clientes de outros países, como Argentina, Espanha e Portugal. Há ainda, mas de forma rara, clientes estadunidenses.
No espaço, são oferecidos serviços como o tradicional corte de cabelo e barba, além de depilação, estética avançada, massoterapia, banhos terapêuticos, bronzeamento, dia de noivo, despedida de solteiro e eventos temáticos.
“Trata-se de um espaço livre de preconceitos. Todo ser humano que se denomina homem encontrará aqui serviços voltados para ele. Mulheres podem entrar acompanhadas de seu companheiro”, afirmou ao g1.
Não é obrigatório
O fato de ser uma barbearia naturista não obriga o cliente a ficar “pelado” enquanto recebe atendimento. De acordo com Rodney, o nudismo é opcional para o cliente.
“Aqui a curiosidade nos deu a oportunidade. Muitas pessoas vêm para conhecer sempre com o intuito de ficar vestido, porém, quando chega ao espaço, se depara com um bom acolhimento, ambiente limpo, profissionais receptivos e acabam se encorajando. De 100 clientes que vêm, 90% acaba tirando a roupa”, reforça.
O empresário diz que aprendeu a lidar de forma positiva com as críticas que, segundo ele, vem na maioria das vezes de pessoas que não conhecem o trabalho desenvolvido no salão.
“As críticas sempre vêm de pessoas que não têm coragem, que acham que estar nu é algo promíscuo. São pessoas com bloqueios no corpo, que não se aceitam, e nosso papel é encorajá-las. O pensamento muda quando elas vêm nos conhecer. As críticas são sempre bem-vindas, aprendi a lidar com elas”, diz.
Inspiração
Com uma equipe de oito profissionais, o empresário planeja expandir o negócio para também atender o público feminino. O projeto está em andamento, porém, sem data prevista para ser colocado em prática.
Segundo o empresário, o objetivo do espaço é fazer com que as pessoas fiquem bem com o próprio corpo. Para ele, o projeto é um caminho sem volta para motivar cada vez mais os clientes.
“Me inspirei para abrir a barbearia após ver uma matéria na internet sobre naturismo, que existia um clube de naturismo e eles usavam a prática como terapia para aceitação do próprio corpo. Quero motivar os homens a cuidarem do corpo e da alma mostrando a beleza interna que poucos veem”, concluiu.