Empresário interessado na compra da SAF do Avaí: conheça Mike Melby, acionista do Cesena FC

empresario-interessado-na-compra-da-saf-do-avai3A-conheca-mike-melby2C-acionista-do-cesena-fc0A0A

O que se sabe sobre o empresário interessado na compra da SAF do Avaí

Mike Melby é casado com brasileira e é acionista majoritário de clube da Série B da Itália

O Avaí recebeu uma intenção de proposta para comprar uma futura SAF do clube. O interesse vem do empresário Mike James DeLucca Melby, acionista majoritário do Cesena FC, clube da Série B da Itália.

Mike Melby é ítalo-americano, tem 44 anos, e é casado com Caroline Gracie, brasileira, da família Gracie, tradicional dinastia do jiu-jitsu do Brasil.

Receba as notícias do Avaí no canal do ge no WhatsApp

Caroline Gracie e Mike Melby — Foto: Reprodução/Redes sociais

Mike Melby é dono da empresa Sunday Ventures, que pretende se tornar um Grupo de Propriedade Multi-Clubes, ou seja, uma estrutura onde uma única empresa possui múltiplos clubes de futebol, como o caso do Grupo City, com Manchester City, Bahia, etc.

Na temporada 2023/24, a Sunday Ventures injetou cerca de 2 milhões de euros no Cesena FC e ajudou o clube a ser campeão da Série C da Itália.

Depois do acesso à Série B garantido, a Sunday Ventures comprou 70% das ações do clube por cerca de 10 milhões de euros e se tornou no acionista majoritário do Cesena FC, conforme informações do portal italiano La Gazzetta dello Sport.

Na temporada passada, o Cesena terminou em 7° lugar na Série B da Itália. Neste ano, o Bianconeri figura na terceira colocação com 15 partidas disputadas. Além disso, está na zona de play-off para o acesso à elite do futebol italiano.

Além do Cesena, Mike Melby tem interesse na compra do Orange County FC, clube da segunda divisão dos Estados Unidos da América.

Caroline Gracie e Mike Melby — Foto: Reprodução/Redes sociais

Goleiro pede rescisão e cobra mais de R$ 2 milhões do Avaí

Lembrando que o Avaí é um clube associativo e ainda não possui uma SAF.

No final de novembro, o presidente Bernardo Pessi disse que uma intenção de proposta para comprar a futura SAF chegaria em breve e, quando estivesse na mesa, seria “pauta imediata do Conselho Deliberativo e, depois, será levada ao sócio-torcedor”.

— Essa decisão não será tomada por mim. Ninguém vai vender o Avaí. Quem vai decidir sobre a possibilidade de investimento via SAF é o torcedor do Avaí Futebol Clube. Meu papel será encaminhar a proposta assim que recebê-la — completou Pessi.

Confira a nota do Avaí sobre a proposta

“O Avaí Futebol Clube recebeu termos gerais de uma proposta de investimento para a transformação do seu departamento de futebol em SAF. Detalhes do projeto serão agora discutidos pelo Conselho Deliberativo e pelos sócios do Leão da Ilha no seu devido tempo. Está definido que a eventual criação da SAF não pode abranger qualquer patrimônio imobiliário do clube e que o investidor terá a responsabilidade pelo pagamento das dívidas do Avaí.

O próximo passo é a abertura de uma SAF 100% do Avaí Futebol Clube, condição para que seja possível receber uma proposta de fato.

A apresentação do Avaí a potenciais investidores seguiu parâmetros previamente estabelecidos pelo Conselho Deliberativo, que discute o tema há anos. Em 2023, uma das conclusões da comissão que analisou as finanças do Clube foi sobre a necessidade de estudar a criação de uma SAF para viabilizar a captação de recursos. O assunto voltou a ser tema de uma comissão de estudos e de seminários que definiram critérios mínimos para qualquer avanço, como a proteção integral do patrimônio do clube.

A análise do assunto deve ocorrer agora em Assembleia Geral e no Conselho Deliberativo, instâncias do Clube responsáveis pelas discussões sobre a SAF no Avaí.”

Mais notícias do esporte catarinense no ge.globo/sc

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp