Empresário resgatado de cativeiro após sequestro homenageia policiais durante festa de aniversário no RS
Oneide Ferreira ficou cinco dias em um cativeiro, em Taquari. Ele reuniu familiares, amigos e policiais em Novo Hamburgo para celebrar o aniversário e agradecer pelo resgate.
Empresário resgatado de cativeiro após sequestro homenageia policiais durante aniversário
Resgatado de um cativeiro em Taquari após um sequestro que durou cinco dias em agosto de 2024, o empresário de São Leopoldo Oneide Ferreira decidiu convidar a equipe de policiais que salvou sua vida para celebrar seu “renascimento”, aos 62 anos.
Durante a comemoração realizada nesta segunda-feira (17), os agentes da Delegacia de Roubos e Sequestros do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) foram homenageados com palavras de gratidão e uma salva de palmas. O evento reuniu amigos e parentes na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, em Novo Hamburgo, onde o aniversariante já foi patrão.
Acesse o canal do DE RS no WhatsApp
“Isso, para mim, é gratidão eterna, muito obrigado por tudo”, resumiu Oneide.
Para o delegado João Paulo de Abreu, que esteve presente na festa, o reconhecimento reforça a importância do trabalho dos policiais.
“Foi um caso bastante importante. Localizar o Oneide depois de uma semana na condição que ele foi encontrado, de fato, foi salvar uma vida. Esse reconhecimento é bastante importante porque confirma a entrega feita pela equipe”, afirmou Abreu.
O delegado lembrou que os policiais passaram noites e madrugadas em claro em busca de pistas que levassem ao cativeiro.
Durante o período de confinamento, o empresário contou que permaneceu embaixo de uma escadaria, em um local escuro. Ele ficou com os pés acorrentados, as mãos atadas por lacres e com os olhos e a boca tapados por fita. Tampões foram usados para que ele não escutasse ruídos externos, e até uma caixa de som teria sido usada para confundi-lo.
LEIA TAMBÉM: “Eu estava nos últimos dias da minha vida”
“Tinha uma caixinha de som, ele [um dos sequestradores] controlava lá em cima. Aquele som como se eu estivesse numa rodovia, assim. Passavam esses caminhões, mas eu comecei a perceber sempre as mesmas coisas, o mesmo horário”, lembrou, na época.
Agora, o ambiente e o som foram bem diferentes. Com bolo nas cores da bandeira do Rio Grande do Sul, churrasco e chope, a festa foi animada por artistas como Os Monarcas e Os Atuais, com quem o empresário mantém amizade por sua militância de mais de 40 anos no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). O ruído do cativeiro deu lugar a músicas como “Vanera Grossa” e “Barco do amor”.
1 de 1 Empresário resgatado de cativeiro no RS homenageia policiais que o salvaram em festa de aniversário — Foto: Giovani Grizotti
VÍDEOS: TUDO SOBRE O RS
50 vídeos




