Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), o setor de máquinas agrícolas registrou crescimento de 2% nas vendas internas em 2022, se comparado a 2021, alcançando R$ 91 bilhões em negócios. Apesar de incertezas e fatores que podem, de alguma forma, interferir no segmento agropecuário no Brasil, a expectativa é que o cenário positivo se repita ao longo de 2023, resultando em novidades em tecnologias, implementos e máquinas à disposição do produtor rural. A Tecnoshow Comigo, maior feira de tecnologia rural do Centro-Oeste, é uma das primeiras oportunidades que marcas e empresas terão para apresentar e lançar, no mercado, maquinários para o campo. Neste ano, a previsão é que mais de três mil máquinas e equipamentos estejam disponíveis aos visitantes da feira, no período de 27 a 31 de março.
Diferentes expositores já confirmaram participação nos cinco dias do evento. Alguns, inclusive, estarão presentes na feira pela primeira vez em 2023. É o caso da Leão Máquinas, empresa do grupo Leão, que atua com comercialização de máquinas agrícolas e de construção civil, representando a marca Yanmar (multinacional japonesa). Com sede em Goiânia, a empresa está inaugurando filial em Rio Verde, em abril deste ano. Para a feira, a Leão apresentará o portfólio de tratores, colheitadeiras, implementos e miniesacavadeiras. De acordo com informações da empresa, será a primeira vez que a marca apresentará a minicolheitadeira de grãos (YH880) em uma feira em Goiás. Trata-se de uma máquina compacta e com sistema de esteiras, podendo colher em locais em que os maquinários tradicionais não acessam.
Já a Tracbel S/A, que há mais de três anos participa da Tecnoshow Comigo, apresentará equipamentos voltados para as atividades agropecuárias desenvolvidas na região como grãos – soja, milho e sorgo – e pecuária. Os principais equipamentos são pá carregadeira da marca SDLG, modelo L936L, que, segundo a empresa, traz como características robustez, baixo custo operacional, facilidade de operação, versatilidade de aplicações e durabilidade; e pá carregadeira marca Volvo, modelo L60F, que, conforme a empresa, se destaca por alta tecnologia e principalmente baixo consumo e combustível.
Presente à feira desde 2004, a Planti Center, fabricante de máquinas agrícolas, levará para o evento uma linha completa de plantadeiras, semeadeiras de grãos finos, plantadeiras de mandioca e plataformas de milho. A previsão é de lançamento da Plantadeira Auto-transportável com caixa central de sementes. A empresa estima, ainda, aumentar as vendas em 10% neste ano, em relação a 2022. “A Tecnoshow é uma vitrine para os expositores do Cerrado goiano. Estamos satisfeitos, pois a cada ano que passa aumentamos nosso share na região”, informa o representante da Planti Center, Vinícius Dalla Rosa. Os principais fabricantes de colheitadeiras, tratores, pulverizadores, plantadeiras, implementos e diversos outros estarão presentes.
Sobre a Tecnoshow Comigo
Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 170 hectares (área total do CTC). Neste local, a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas, e realiza a Tecnoshow. A diversidade é uma marca registrada do evento. São máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, ações socioambientais e dinâmicas de pecuária, entre outros produtos e serviços. Trata-se de uma extensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja pequeno, médio ou grande produtor.