Empresas de tecnologia em Goiânia podem ter desconto no ISS

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta quinta-feira (25), o projeto “Goiânia Tecnológica” que  estabelece descontos de até 50% do crescimento real apurado na arrecadação do ISS para empresas com recolhimento inferior a R$ 360 mil. As empresas com recolhimento superior ao teto, por sua vez, podem ter incentivo de até 20%.

Segundo o autor da proposta, vereador Lucas Kitão (PSL), o objetivo é incentivar a pesquisa e o desenvolvimento científico e tecnológico na capital. “A Prefeitura não vai abrir mão de receita, mas criar um projeto a longo prazo para aumentar a margem de arrecadação. O valor do desconto retornará ao município após alguns anos. Em médio prazo, temos também o incentivo ao setor, a distribuição de renda e a resolução de problemas sociais, com a geração de empregos”, ressalta Kitão.

O vereador descreve o projeto como um “empurrão para quem quer produzir e trabalhar”, uma vez que empreendedores em início de atividade, pequenas e médias empresas, além de startups serão as beneficiadas pelos descontos. “A tecnologia é uma indústria limpa e Goiânia tem a possibilidade de se tornar uma referência no Centro-Oeste.”

Poderão participar do programa, os empreendimentos que tenham recolhido regularmente o ISS durante no mínimo dois anos anteriores à data de apresentação do projeto e que apresentem crescimento real anual na arrecadação.

Em contrapartida, os proponentes deverão aplicar no mínimo 80% do valor incentivado em Goiânia. Aquelas que fizerem a aplicação de forma indevida deverão devolver o valor atualizado e acrescido de juros moratórios de 1% e multa de 40%.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Feriados nacionais de 2025: confira o calendário completo

O ano de 2025 está chegando, trazendo 11 feriados nacionais no calendário. Desses, pelo menos seis cairão em dias úteis, representando oportunidades de descanso prolongado para muitos brasileiros.

O primeiro feriado nacional do ano será o de Confraternização Universal, celebrado em 1º de janeiro, uma quarta-feira. Já o Carnaval, apesar de ser considerado feriado no estado do Rio de Janeiro, não tem status de feriado nacional.

Uma novidade recente no calendário é o Dia de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado pela primeira vez como feriado nacional em 2024. A data, que já era feriado em algumas localidades, passou a valer em todo o país após aprovação de uma lei pelo Congresso em 2023.

Vale lembrar que o calendário a seguir abrange apenas os feriados nacionais, não incluindo feriados estaduais, municipais ou pontos facultativos previstos para 2025.

Confira os feriados nacionais de 2025:

Janeiro

  • 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal

Abril

  • 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa
  • 20 de abril (domingo): Páscoa
  • 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes

Maio

  • 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho

Setembro

  • 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil

Outubro

  • 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida

Novembro

  • 2 de novembro (domingo): Finados
  • 15 de novembro (sábado): Proclamação da República
  • 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra

Dezembro

  • 25 de dezembro (quinta-feira): Natal

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp