Empresas de telecomunicações estão no topo das reclamações feitas pelo portal do Consumidor, em 2017. Os índices foram divulgados nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Justiça, a maior reclamação foi de 43,3%, em relação a cobrança de serviços que não foram contratados.
No portal que foi criado para resolver problemas entre consumidores e empresas e permite o diálogo direto entres eles pela internet, as principais reclamações além de produtos que não foram contratados, mas que foram cobrados com 17,25%; estão também ofertas não cumpridas ou publicidade enganosa (12,23%) e cobranças indevidas ou abusivas para alterar ou cancelar um contrato (10,22%).
Neste mesmo ano, a taxa média de solução das empresas foi de 80,8% com prazo de resposta de 6 dias. Apesar de ter o maior número de reclamações, as operadoras de telecomunicação foram as que mais resolveram os problemas apresentados com taxa de 88,6% de resoluções.
Em segundo lugar estão bancos, financeiras e administradoras de cartão, com 20,4% de queixas sobre cobrança de valores não previstos ou não informados, cartões de débito, crédito ou lojas.