Empresas goiana e norueguesa se unem para construir usinas fotovoltaicas

A empresa Total Energia, com sede em Goiânia, vai construir, em parceria com a empresa norueguesa Solar Scatec, quatro usinas fotovoltaicas no Ceará. A parceria surgiu após a empresa goiana vencer um leilão realizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em novembro de 2015, que dá direito de venda de energia para o governo federal por 20 anos.

Com investimentos estimados em R$ 720 milhões, o início das construções está previsto para o mês de abril deste ano. “Devemos começar a vender energia para o governo em novembro de 2018, mas pretendemos entregar um ano antes”, afirmou Rodrigo Pedroso, diretor da Total Energia, as usinas vão somar um total de 120 megawatts em capacidade.

A Total Energia, fundada em 2015, possui em seu portfólio mais de 2 gigawatts de projetos/usinas de geração por fontes renováveis. Já a Scatec Solar está produzindo eletricidade a partir de 426 megawatts de usinas de energia solar na República Checa, África do Sul, Ruanda, Honduras, Jordânia e Estados Unidos. “A solar Scatec é a maior empresa de energia da Noroega. No mundo todo eles têm uma capacidade de 600 megawatts”, ressaltou Rodrigo Pedroso.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp