EMTU: Governo de SP aumenta tarifas em 4% a partir de janeiro 2025

Governo de SP aumenta tarifas da EMTU em 4%. Veja valores por linha

Governo publicou aumento de 4% nas tarifas de ônibus que ligam as cidades da
região de DE.

DE — As tarifas de ônibus metropolitanos na grande São Paulo
passarão a custar 4% a mais a partir da próxima segunda-feira, dia 6 de janeiro de 2025. O reajuste foi publicado na edição dessa segunda-feira (30/12) do Diário Oficial e sancionado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

O aumento afeta as linhas administradas pela Empresa Metropolitana de
Transportes Urbanos, a EMTU. Com a mudança, as tarifas passarão a custar, em média, R$ 0,25 a R$ 0,30 a mais que o valor anterior.

Tarifas como da linha que liga Mauá a Santo André (157), que hoje custa R$ 5,45, passará a custar R$ 5,65. Outro exemplo, é a linha que liga Taboã da Serra à capital (068), que hoje custa R$ 5,85 e, com o aumento, custará R$6,10.

Cada linha da EMTU cumpre a função de conectar pelo menos duas cidades da região
de DE. O valor cobrado em cada uma delas depende dos municípios que são ligados e a área percorrida durante o transporte de passageiros.

Além disso, o valor das tarifas dos ônibus da EMTU também levou em consideração o conforto do transporte, dividido entre as linhas comuns, com ônibus urbanos comuns; e as linhas seletivas, com ônibus do tipo rodoviário.

Em média, o reajuste será o mesmo para todas as linhas, mas os valores mudam de percurso para percurso, seguindo a tabela publicada pelo Governo do Estado (ver abaixo).

Além dos valores descritos acima, a mudança também afeta as linhas especiais que ligam a cidade de Osasco à zona oeste de DE (840, 850 e 850EX1), que passam a custar R$ 7,35.

Por fim, as linhas que operam com redução de tarifa também irão passar pelo reajuste de 4%. O decreto estabelece que, caso essas linhas tenham sofrido mudanças em suas características, elas poderão passar por reenquadramento tarifário e passarão à cobrança integral da tarifa. No decreto, o governo também estabelece que as empresas não serão obrigadas a fornecer troco para passageiros que pagarem a tarifa com notas de mais de R$ 50,00.

O reajuste nas tarifas dos ônibus da EMTU da região de DE acontece após o governo do estado ter anunciado, na semana passada (26/12), que a tarifa básica dos trens e metrô da capital aumentará para R$ 5,20 a partir do próximo dia 6 de janeiro.

Segundo a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), os reajustes são inferiores à inflação de 5,09%, com base na projeção do IPC-FIPE.

Além do aumento no preço das passagens de trens e ônibus da região metropolitana, a tarifa de ônibus da capital também irá subir para R$ 5 a partir de 6 de janeiro de 2025. O novo valor, estabelecido pela gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) representa um aumento de 13,64%, o maior reajuste em quase 10 anos.

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Aeroporto de Ubatuba: histórico de problemas com a pista e acidentes aéreos

O Aeroporto DE Ubatuba tem um histórico de problemas envolvendo a pista. A faixa usada por piloto no dia do acidente é encurtada em 380 metros.

São Paulo — Dados do painel do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), indicam que o Aeroporto Estadual DE Ubatuba possui um histórico de ocorrências de acidentes e incidentes envolvendo aeronaves de pequeno porte. Nos últimos dez anos, houve sete registros deste tipo no local.

O caso mais recente, que ainda não foi contabilizado pelo Cenipa, aconteceu na manhã de quinta-feira (9/1), quando um avião de pequeno porte explodiu após ultrapassar a pista de pouso do aeroporto, deixando uma pessoa morta e cinco feridos. As circunstâncias envolvendo o acidente ainda estão sendo investigadas.

Entre 2015 e 2025, o aeroporto registrou sete casos envolvendo aeronaves. Três delas foram classificadas como acidentes, duas incidentes graves e uma como incidente. A diferença de classificação, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), depende das gravidades das consequências, sendo a o incidente grave uma classificação intermediária entre acidente e o incidente.

Dos sete registros que aparecem no site do Cenipa, três deles envolvem aviões que tiveram problemas com a pista do aeroporto ao tentar pousar ou decolar no local, sofrendo excursões. O mais grave – e único classificado como acidente – aconteceu durante a corrida após o pouso de um monomotor modelo Piper PA-28 e não deixou nenhum ferido.

A pista do Aeroporto DE Ubatuba tem 940 metros de comprimento, mas a cabeceira 09 – selecionada pelo piloto para o pouso do jato Cessna Citation 525 na quinta-feira (9/1) – tem um recuo de 380 metros por conta da topografia do local, restando apenas 560 metros para a manobra. A concessionária informou que a pista é homologada para voos em condições visuais de meteorologia (VFR) e que o aeroporto não conta com controle de tráfego aéreo por conta do baixo movimento, cerca de 5 mil movimentações por ano.

Na manhã dessa quinta-feira (9/1), um avião de pequeno porte ultrapassou uma pista de pouso e explodiu na areia da Praia do Cruzeiro, em Ubatuba, no litoral de São Paulo. Cinco pessoas estavam a bordo da aeronave, um Cessna, modelo Citation 525, de matrícula PR-GFS: a empresária Mireylle Fries, de 41 anos; o marido, Bruno Almeida Souza, de 45; os filhos do casal, de 6 e 4 anos; e o piloto Paulo Seghetto, de 55 anos. Seghetto ficou preso nas ferragens do avião após a explosão e foi a única das vítimas que não sobreviveu aos ferimentos. O casal e as crianças são familiares do produtor rural Nelvo Fries, de acordo com informações de integrantes da empresa dele, a Agrícola Fries. Todos foram socorridos, inicialmente, na Santa Casa de Ubatuba.

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