Última sessão da Câmara de Vereadores de Petrolina marca o fim de um ciclo legislativo e o balanço das atividades realizadas durante os últimos quatro anos. Os vereadores eleitos no pleito de outubro iniciarão os trabalhos na primeira semana de fevereiro de 2025.
Os representantes do município de Petrolina, localizado no Sertão de Pernambuco, reuniram-se na quinta-feira (19) para a última sessão do período legislativo que se iniciou em 1º de janeiro de 2021 e finalizou em 31 de dezembro de 2024. Após esse intervalo, os vereadores voltarão às atividades no começo de fevereiro de 2025.
Durante a sessão derradeira, os membros da Casa Plínio Amorim votaram a concessão de títulos de cidadão petrolinense e medalhas de honra ao mérito. No total, foram 14 propostas apreciadas.
Também foi feito um balanço da produção legislativa do ano, o qual contabilizou 70 sessões ordinárias, 34 solenes, cinco audiências públicas, 2099 indicações, 654 requerimentos, 208 projetos apresentados e 170 projetos aprovados.
As despedidas e discursos dos vereadores marcaram a sessão, com destaque para a atuação parlamentar ao longo dos últimos quatro anos e as homenagens aos edis que não foram reeleitos. Dos 23 membros da Casa Plínio Amorim, oito não obtiveram êxito na renovação dos mandatos para a próxima legislatura.
Na sessão realizada em 17 de dezembro, a Câmara aprovou o Projeto de Resolução nº 007/2024, que define os salários dos vereadores durante o período de 1º de janeiro de 2025 a 31 de dezembro de 2028. A proposta foi aprovada por 19 votos a zero.
Com essa decisão, os 23 vereadores de Petrolina, que tomarão posse em 1º de janeiro, terão sua remuneração equivalente a 60% dos salários dos deputados estaduais de Pernambuco.
Essa transição marca o encerramento de um capítulo na história do legislativo de Petrolina e o início de uma nova etapa com a posse dos vereadores eleitos. A próxima legislatura promete novos desafios e projetos em prol do município e de seus cidadãos.