DE, os “Axolotes do Minecraft” foram encontrados em uma encomenda dos Correios em Manaus. Esses animais exóticos são originários do México e estão ameaçados de extinção. Os três axolotes foram resgatados na última quinta-feira (27) na unidade dos Correios na zona centro-oeste de Manaus. Esses seres fazem parte de uma espécie de salamandra exótica originária do México e que está ameaçada de extinção.
Segundo o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), por meio do raio-X utilizado pelos Correios, os animais foram identificados. A equipe dos Correios acionou o Ipaam, que, em conjunto com o Ibama, realizou o resgate dos animais. Os axolotes estavam escondidos em embalagens junto a outros materiais, numa tentativa de burlar a fiscalização.
De acordo com o Ipaam, a criação comercial de axolotes é ilegal no Brasil, e sua posse e comercialização não são regulamentadas. O médico-veterinário Laerzio Neto, que presta serviços ao Ibama, atribui o tráfico ilegal dessa espécie à sua popularização em mídias digitais e jogos eletrônicos, como “Minecraft”.
Laerzio Neto aponta que os principais fornecedores desse mercado estão concentrados nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde criadores irregulares mantêm e comercializam os animais sem autorização. Por serem uma espécie exótica, os axolotes resgatados não podem ser devolvidos à natureza. A bióloga Gabriela Campelo, da Gerência de Fauna (Gfau) do Ipaam, informou que os animais serão encaminhados para um mantenedor de fauna legalizado, como um zoológico ou criador autorizado, para garantir seu manejo correto.
O destino dos axolotes pode ser o Amazonas ou outro estado brasileiro. Atualmente, os três exemplares estão sob os cuidados do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras) do Ibama, na zona sul de Manaus. É importante ressaltar a importância da preservação dessas espécies e da atuação de órgãos ambientais para combater o tráfico ilegal de animais exóticos.