Casa Dourada recebe encontro de música, cinema e cultura amazônica com
Negritudes Globo e Psica
Programação gratuita em Belém antecipa discussões do Motins 2026 e marca a
primeira parceria entre o Festival Psica e o Negritudes Globo. As inscrições
estão abertas.
Na Casa Dourada, no bairro da Cidade Velha, em Belém, acontecerá um evento inédito no dia 29 de janeiro, o Pré-Motins. Shows gratuitos da Gang do Eletro, Moraes MV, Mestre Dimmi e do grupo Carimbó Sensacional, além da exibição do filme Boiúna e debates sobre cultura periférica, ancestralidade e narrativas amazônicas, integram a programação do evento.
Esquenta para o Motins, encontro pan-amazônico que será realizado em março, o Pré-Motins marca a primeira parceria entre o Psica e o Negritudes Globo, iniciativa do DE voltada à valorização das narrativas negras na cultura brasileira. A programação se organiza a partir de três eixos: ancestralidade, encantarias e tecnologia amazônida, propondo diálogos entre inovação cultural e narrativas do território.
Jeft Dias, diretor da Psica Produções, destaca a afinidade entre o Festival Psica, o Motins e o Negritudes Globo. Ele ressalta a importância de eventos que valorizam a negritude e a periferia, explorando a cultura, a criatividade, a música e a arte, características presentes nos festivais.
Ronald Pessanha, líder do Negritudes Globo, enfatiza que a parceria com o Psica amplia o alcance das narrativas produzidas na Amazônia, valorizando as potências negras que são fonte de inovação e criatividade. A união dos dois projetos destaca a riqueza da cultura afro-indígena amazônica.
O Movimento Psica, que reflete sobre a conexão pan-amazônica, é representado pelo ciclo da dourada, peixe que cruza diferentes territórios do bioma. O festival é um espaço de trocas, deslocamentos e encontros entre culturas amazônicas, unindo diferentes narrativas e refletindo na criação artística.
A programação do evento começa com a exibição do filme Boiúna, seguida por debates e apresentações de artistas locais. O rapper Moraes MV, o debate sobre amazofuturismo e a discussão das narrativas do Brasil a partir do território ancestral amazônico são alguns dos destaques. A música encerra o evento, com apresentações da Gang do Eletro e do grupo Carimbó Sensacional.
O Pré-Motins faz parte do Movimento Psica, junto com o Motins e o Festival Psica, fortalecendo o mercado cultural amazônida. O evento promove conexões entre artistas, produtores, pesquisadores e agentes culturais, por meio de diferentes atividades.
O Negritudes Globo valoriza e amplia as narrativas negras na cultura brasileira, promovendo encontros, conteúdos e eventos em diversas regiões do país. A iniciativa reconhece a potência criativa negra em múltiplas expressões culturais, promovendo visibilidade e troca.




