Encontro de Negócios do PDF conecta fornecedores locais a grandes compradores na Expo Indústria
Programa reúne grandes empresas com compradores ao longo da feira multissetorial, que ocorrerá até domingo (5)
O Encontro de Negócios promovido pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF) do Maranhão fez parte da programação da Expo Indústria Maranhão 2025, na tarde da última quinta-feira (02), no SebraeLab, Multicenter Negócios e Eventos. A atividade reuniu empresas compradoras como Alumar (Consórcio de Alumínio do Maranhão), Eneva, EMAP, Equatorial Energia Maranhão, Solar BR-Coca-Cola e Vale com fornecedores locais interessados em expandir parcerias.
A Expo Indústria Maranhão tem sido fundamental para o crescimento da indústria no Maranhão por ser capaz de criar oportunidades de negociação em escala local, nacional e internacional, segundo o presidente da FIEMA, Edilson Baldez. “Temos duas entidades fundamentais no fomento à economia maranhense: o Centro Internacional de Negócios (CIN) e o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão. Cada uma delas atua na ampliação de nossa indústria em seu segmento. A Expo Indústria é um instrumento de aceleração da nossa economia. Contribuímos de forma significativa para o Produto Interno Bruto (PIB) do estado, e queremos aumentar ainda mais essa participação”, avalia Baldez.
O Encontro de Negócios do PDF Maranhão começou com uma apresentação dos principais resultados que o programa alcançou nos últimos anos no estado. Em palestra, a coordenadora do PDF Maranhão, Camila Belo, relatou que atualmente são mais de 3.700 empresas cadastradas, que têm acesso a uma rede de vantagens, oportunidades, workshops, encontros técnicos e demais ações. Compareceram às rodadas de quinta-feira (02/10) 62 empresas fornecedoras.
Encontro é oportunidade para realização de novos negócios — Foto: Divulgação/Sistema FIEMA
De acordo com Camila Belo, o Encontro de Negócios do PDF Maranhão reforça a proposta de não só aproximar fornecedores locais de grandes compradores, mas de incrementar a capacidade técnica interna, reduzir importações de serviços ou produtos que podem ser produzidos no Maranhão, gerar emprego, renda e qualidade de vida no estado, conforme estipula o PDF em sua visão e valores. “O PDF tem sido crucial para esse processo de valorização dos fornecedores locais. Nossa estratégia é garantir que as empresas e a economia do Maranhão se desenvolvam continuamente. Com este mesmo intuito, dentro do pavilhão de expositores, o PDF Maranhão mantém um estande no qual apresenta o trabalho de 40 empresas locais”, frisa ela.
Durante o Encontro do PDF Maranhão, fornecedores manifestaram otimismo e compartilharam expectativas e experiências. Pedro Henrique Batista Soares, gerente da ABF Engenharia, empresa especializada em estrutura metálica que também atua nos segmentos civil e elétrico, afirmou que o objetivo é estabelecer novas parcerias. “A gente espera fazer novas parcerias. Hoje, já temos algumas parcerias com as empresas que estão aqui no encontro, mas espero ampliar.” Ele ressaltou que o Maranhão está em expansão, ainda que indicadores como os do IBGE revelem desafios, e que sua empresa, com 20 anos de mercado no Distrito Industrial, deseja participar desse desenvolvimento local.
PDF Maranhão valoriza fornecedores locais — Foto: Divulgação/Sistema FIEMA
Marcos Gessi, gerente da Plamont Engenharia, que atua em eletromecânica e integridade estrutural de ativos portuários ligados à mineração, enfatizou a importância de ampliar a rede de contatos com grandes compradores. “Nossa empresa tem 26 anos de existência e está aqui no Maranhão há 18 anos. A gente espera conhecer novos parceiros de longo prazo.” Ele também relatou ter iniciado conversas com empresas, como a Solar Coca-Cola, com as quais ainda não havia conseguido contato direto antes do evento, considerando essa aproximação uma das principais vantagens do encontro.
O expositor Luiz Nogueira, da RT Engenharia, empresa local com dez anos de atuação, avaliou como muito positiva a oportunidade de se colocar frente a frente com grandes contratantes. Ele destacou o diferencial técnico de sua empresa, como possuir laboratório próprio e desenvolver modelagem numérica para equipamentos, o que permite atender às demandas de empresas como a Vale sem precisar recorrer a fornecedores de fora do estado. “A gente tem um time de engenharia especializada e temos um laboratório com equipamentos, inclusive, desenvolvidos dentro da nossa própria unidade. Isso acaba auxiliando em problemas crônicos em equipamentos, através de modelagem, escala, modelagem numérica”, explica Nogueira.