Encontros relâmpago: solteiros trocam impessoalidade de aplicativos por ‘speed date’ em bar de Curitiba; conheça
Modalidade estimula solteiros a conhecerem mais pessoas em um curto espaço de tempo. Ao fim da dinâmica, se houver interesse, participantes podem marcar encontro ou criar amizade. Para psicólogo, aplicativos não atendem mais expectativas de pessoas jovens.
‘Encontros relâmpago’: solteiros trocam impessoalidade de DE por ‘speed date’ em Curitiba [Imagem]
Proporcionar a pessoas solteiras a oportunidade de conhecer companheiros ou amigos em potencial por meio de “encontros relâmpago”. Este é o conceito do chamado “speed date”, dinâmica que tem feito sucesso na noite curitibana – e que tem sido procurada especialmente por solteiros que não encontram mais nos aplicativos de relacionamento o aprofundamento que buscam em relações interpessoais.
A dinâmica é realizada pelo Jaguara Bar, que promove estes encontros em datas específicas, anunciadas nas redes sociais.
A proposta é simples: as pessoas solteiras que participam são divididas em grupos. Enquanto um permanece sentado, o outro troca de mesa a cada 10 minutos. Nesse tempo, o participante tem a oportunidade de conversar com todas as pessoas envolvidas ao menos uma vez. Ao fim de cada rodada, a pessoa pode voltar a conversar com aquelas que mais sentiu afinidade.
Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, até 2022, 815.162 pessoas viviam em algum tipo de união em Curitiba. Muitos dos que não fazem parte dessa estatística integram grupos como os que vão aos “speed date”, apostando em estratégias diferentes para encontrar um par ou um amigo.
Segundo Gabriel Figueira, dono do bar, a demanda para eventos voltados para os solteiros surgiu a partir de um pedido dos próprios clientes. Festas e música ao vivo não fazem parte do perfil do bar, por conta disso, Gabriel começou a pensar em alternativas para abraçar a proposta.
O bar foi prudente. Antes de lançar o evento no formato de “speed date”, consultou o próprio público por meio de enquetes e a ideia teve uma alta aceitação.
A primeira edição foi no fim de junho deste ano. Desde então, várias outras foram realizadas, e o bar segue aprimorando o formato dos eventos. A primeira mudança foi a redução de participantes. Eles também começaram a criar recortes específicos de idade e orientação sexual.




