Home»Cotidiano»Enel Distribuição Goiás leva projetos sociais para mutirão em Aparecida de Goiânia

Distribuidora oferece palestras sobre consumo consciente de energia, com sorteio de quatro geladeiras para os participantes e troca de lâmpadas antigas por outras de LED

0
Shares
Pinterest Google+ Whatsapp
(62) 9 8219-1904 Fale com o Diário do Estado


A Enel Distribuição Goiás participa nesta sexta (26) e sábado (27) do mutirão Prefeitura em Ação, em Aparecida de Goiânia. A distribuidora levará ações dos projetos Ecoenel Itinerante, que oferece descontos na conta de energia em troca de materiais recicláveis; Enel Compartilha Cidadania, com cadastro de moradores no programa Tarifa Social de Energia Elétrica; e Enel Compartilha Consumo Consciente, com palestras, troca de lâmpadas e sorteio de quatro geladeiras para os participantes, além de disponibilizar uma Agência de Atendimento Móvel, que oferece todos os serviços prestados por uma agência fixa. O evento será realizado a partir das 8h, na Escola Municipal Maria Gomes da Silva, no Setor Colonial Sul.

O Ecoenel Itinerante, versão móvel do programa que troca materiais recicláveis por descontos na fatura de energia, tem como objetivo recolher resíduos fora dos postos oficiais de coleta. Nele, são recebidas latinhas de alumínio, garrafas pet, revistas, livros, papelão, papel branco, jornal amarrado, plástico mole transparente e embalagens de produtos de limpeza e tetra pak. Para participar, basta comparecer ao local com o número da unidade consumidora (impresso na conta de energia) e com os resíduos que serão trocados pelo desconto na tarifa. Cada material tem seu valor em quilo, unidade ou litro. Eles são pesados separadamente e o valor em bônus é creditado na conta de energia. Os clientes podem acompanhar o histórico de coletas, os valores dos bônus, os ecopontos fixos mais próximos e a tabela de preços dos resíduos recebidos em cada posto de coleta por meio do aplicativo Ecoenel – disponível nas plataformas Android e IOS.

O Tarifa Social de Energia Elétrica, que faz parte do programa de sustentabilidade Enel Compartilha Cidadania, disponibiliza descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial normal. Têm direito ao desconto: famílias inscritas no CadÚnico com cadastro atualizado há menos de um ano e com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo; famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos e que tenham na residência portador de doença crônica, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos vitais que dependam de energia elétrica (Cliente Vital); beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa. O percentual do desconto depende do consumo de energia de cada cliente.

Já o Enel Compartilha Consumo Consciente oferece palestras sobre o uso consciente de energia elétrica, que ensinam práticas para reduzir o consumo e evitar o desperdício da energia em casa, como a utilização correta dos aparelhos domésticos, sem gastos desnecessários. Para os clientes que participarem das palestras, a distribuidora vai sortear quatro geladeiras novas, que possuem selo de eficiência A do Procel. No momento da inscrição, os moradores serão cadastrados para o sorteio dos refrigeradores. Em troca, os sorteados devem entregar seus equipamentos antigos, com alto consumo de energia. Além disso, os participantes poderão trocar até duas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, com alto consumo de energia, por outras mais econômicas, de LED. Basta levar um documento com foto, a última conta de energia paga e as duas lâmpadas usadas para serem trocadas.

A Agência de Atendimento Móvel, por sua vez, tem como objetivo aproximar os clientes da empresa e disponibiliza, em uma van itinerante, todos os serviços disponíveis nas lojas físicas, como adesões, parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas. O projeto, iniciado em maio de 2018, já realizou mais de 11,7 mil atendimentos ao cliente em cidades como Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Goiânia, Jataí, Luziânia, Pirenópolis, Rio Verde, Senador Canedo e Trindade. Os atendimentos são realizados por três vans adaptadas, que contam com dois atendentes cada, encurtando distâncias e facilitando o atendimento aos clientes.

Enel Compartilha

Os projetos da plataforma Enel Compartilha são suportados pelo Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição, que tem foco no consumo consciente de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais. O programa é regido pela legislação federal, em especial a Lei n° 9.991, de 24 de julho de 2000, e regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ao assumir um compromisso público com as Nações Unidas com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Enel através do seu Programa de Eficiência Energética, coloca em prática iniciativas capazes de levar energia limpa e acessível, colaborar com a educação das comunidades atendidas, promover a eficiência do uso de recursos energéticos e contribuir para as mudanças climáticas do planeta. Com tudo isso, o Programa impulsiona, no mínimo, os ODS’s de número 4, 7, 12 e 13.

Serviço

Prefeitura em Ação

Palestra sobre consumo consciente, troca de lâmpadas e sorteio de quatro geladeiras

Dia – sexta (26) e sábado (27).

Horário – a partir das 8h, de uma em uma hora.

Local – Escola Municipal Maria Gomes da Silva, Rua José Magalhães Rios, quadra R10, Setor Colonial Sul, Aparecida de Goiânia.

Ecoenel Itinerante

Dia – sexta (26) e sábado (27).

Horário – das 8h às 14h.

Local – Escola Municipal Maria Gomes da Silva, Rua José Magalhães Rios, quadra R10, Setor Colonial Sul, Aparecida de Goiânia.

Cadastro Tarifa Social

Dia – sexta (26) e sábado (27).

Horário – 8h às 14h.

Local – Escola Municipal Maria Gomes da Silva, Rua José Magalhães Rios, quadra R10, Setor Colonial Sul, Aparecida de Goiânia.

Atendimento Móvel

Dia – sexta (26) e sábado (27).

Horário – 8h às 14h.

Local – Escola Municipal Maria Gomes da Silva, Rua José Magalhães Rios, quadra R10, Setor Colonial Sul, Aparecida de Goiânia.

 

Sobre a Enel Distribuição Goiás

A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, serve a 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.

Newsletter do Jornal Diário do Estado – Assine já!

Comente á vontade!