Enel e Governo de Goiás entregam pacote de obras no entorno do DF

Enel Distribuição Goiás e o Governo de Goiás entregaram, nesta quinta-feira (10), um grande pacote de obras que visa ampliar o fornecimento de energia nas regiões do Entorno do Distrito Federal e do Nordeste Goiano. Ao todo são 12 obras, que contaram com R$ 312,7 milhões de investimentos, incluindo construções e modernizações de subestações, implantação de novas redes de média e alta tensão e um Centro Satélite, o primeiro do Estado.

Para celebrar este momento, a companhia reuniu representantes do Governo Federal, do Governo de Goiás, executivos da Enel, prefeitos e outras autoridades dos municípios beneficiados para um ato simbólico de inauguração, no local da nova Subestação Estrela D’Alva, em Cidade Ocidental.

O governador Ronaldo Caiado (DEM) todos os projetos sociais, a geração de emprego e renda aos municípios em que a Enel está presente e a parceria de sucesso entre eles: “Os investimentos dão uma capacidade à Cidade Ocidental no sentido de suprir o gargalo da demanda da população, gerando emprego,trazendo indústrias, gerando renda e retorno para o município”.

Durante o discurso, o governador ratificou a necessidade dessas parcerias, deixando claro que ninguém consegue realizações grandiosas sozinho. Caiado citou todas as obras lançadas pela Enel durante o governo dele e fez uma promessa: “Até 2022, nenhuma casa (em Goiás) estará sem energia elétrica“.

As entregas celebradas no evento são parte do projeto Redes do Futuro, que tem como objetivo trazer para Goiás o que há de mais moderno no mundo da distribuição de energia elétrica, com redes inteligentes, sistemas digitais e equipamentos modernos e telecontrolados por um Centro de Operações totalmente reconstruído.

“Todas as regiões de Goiás estão recebendo melhorias no sistema elétrico. Serão construídas 13 novas subestações e modernizadas e ampliadas outras 54. Além disso, está prevista a construção de mais 7 mil quilômetros de novas redes, o que vai permitir que zeremos, até 2022, a demanda reprimida por energia em Goiás”, informa o presidente da Enel Goiás, José Nunes. Ele acrescenta, ainda, que em 2021 serão realizadas quase 10 mil conexões rurais, levando energia e oportunidade de desenvolvimento para regiões remotas do Estado, que esperam pelo benefício há décadas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Polícia desmantela esquema nacional de golpes bancários

Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagra a Operação Falsa Central, uma ação coordenada pelo Grupo de Repressão a Estelionatos e Outras Fraudes (Gref), da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic). Foram cumpridos 95 mandados judiciais em todo o país — 58 de busca e apreensão e 37 de prisão —, além do bloqueio de 438 contas bancárias ligadas ao grupo.

A operação, nesta quinta-feira (21/11), que contou com apoio das polícias civis de São Paulo, Pernambuco, Pará, Piauí e Ceará, teve como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no golpe da falsa central bancária. O esquema causou prejuízos de aproximadamente R$ 200 mil a 27 vítimas identificadas apenas em Goiás.

O delegado William Bretz, chefe do Grupo de Repressão a Estelionato e Outras Fraudes (Deic), conta que a Operação terá desdobramentos.

“A partir da análise do número 0800 usado no golpe, os investigadores descobriram outras 449 linhas vinculadas ao grupo, sugerindo um esquema de alcance nacional. Embora a primeira fase da operação tenha focado nas vítimas goianas, há indícios de centenas de outras vítimas em diferentes estados, que serão o alvo das próximas etapas”, disse.

Os envolvidos responderão por crimes como fraude eletrônica, furto mediante fraude, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas combinadas podem chegar a 29 anos de prisão. As investigações continuam sob responsabilidade do Gref/Deic de Goiás.

Alerta à população:

A Polícia Civil orienta que a população desconfie de mensagens ou ligações suspeitas sobre compras não reconhecidas e que jamais realize transações ou forneça dados pessoais sem antes confirmar diretamente com seu banco.

Em casos suspeitos, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp