Enel leva troca de geladeiras e mutirão de serviços para Padre Bernardo

A Enel Distribuição Goiás vai trocar 80 geladeiras de moradores de Padre Bernardo nesta semana. Para participar, os clientes podem se cadastrar nesta terça (17), quarta (18), quinta (19) e sexta-feira (20), das 9h às 17h, na Rua 5, ao lado da sede da Prefeitura, no Setor Oeste. O sorteio, que acontece no mesmo local, será realizado às 18h30 de sexta-feira. Desde seu início, em novembro de 2017, o programa de sustentabilidade Enel Compartilha Eficiência já trocou mais de 9,7 mil geladeiras em todo o Estado. Por meio da iniciativa, refrigeradores antigos podem ser trocados por novos com selo de eficiência A do Procel.

Os moradores que quiserem participar do cadastro precisam levar um documento oficial com foto e a última conta de energia paga. Reforçando o compromisso da Enel por Goiás, os clientes que se cadastrarem poderão trocar até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes – exceto os modelos tubulares -, que têm alto consumo de energia, por outras cinco lâmpadas LED, que são mais econômicas.

Após o cadastro, os clientes participam de um sorteio para garantir a troca do equipamento. Todo o material retirado dos aparelhos velhos é reciclado, como gás refrigerante, compressores, óleo compressor, isolamento térmico, plásticos, aço, cobre e alumínio.

Durante a semana, a Enel Distribuição Goiás também disponibilizará uma loja de atendimento móvel, das 9h às 17h, oferecendo todos os serviços disponíveis nas lojas físicas, como adesões, parcelamentos, religações, negociações de débitos e ligações novas. A empresa já realizou cerca de 17,3 mil atendimentos ao cliente por meio das agências móveis em todo o Estado.

Veículo para atendimento móvel.
Veículo para atendimento móvel.

 

Além disso, na quinta e sexta-feira, a Enel realizará palestras sobre sustentabilidade e consumo consciente e, também, o cadastro de moradores no programa Tarifa Social de Energia Elétrica, que dá descontos de até 65% na conta de energia. Têm direito ao desconto: famílias inscritas no CadÚnico com cadastro atualizado há menos de um ano e com renda familiar mensal, por pessoa, menor ou igual a meio salário mínimo; famílias inscritas no CadÚnico com renda mensal de até três salários mínimos e que tenham na residência portador de doença crônica, cujo tratamento necessite do uso contínuo de equipamentos vitais que dependam de energia elétrica (Cliente Vital); beneficiários do Benefício de Prestação Continuada – idosos ou pessoas com deficiência que tenham renda familiar de até 1/4 do salário mínimo por pessoa.

Ainda na sexta-feira, a distribuidora vai inaugurar a nova unidade de atendimento da cidade, que terá o formato de loja contêiner e ficará localizada Rua 5, ao lado da sede da Prefeitura de Padre Bernardo. A Enel Distribuição Goiás é a pioneira do grupo Enel no Brasil a transformar contêineres marítimos, que seriam descartados, em postos de atendimento ao cliente. A estrutura passou por reforma e adaptação completa, oferecendo ao cliente um ambiente acessível, climatizado e com atendimento de qualidade. Além disso, toda a parte de forragem e o piso da loja foi feita com pneus reciclados. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Serviço

Troca de geladeiras e mutirão de serviços em Padre Bernardo

Endereço – Rua 5, Área Especial, ao lado da sede da Prefeitura, Setor Oeste, Padre Bernardo.

Cadastramento para participar do sorteio – 17/09/19 a 20/09/19, das 9h às 17h.

Sorteio das geladeiras para os cadastrados – 20/09/19, às 18h30.

Entrega das geladeiras – 21/09/19, das 8h às 10h.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

BYD cancela contrato com empreiteira após polêmica por trabalho escravo

Na noite de segunda-feira, 23, a filial brasileira da montadora BYD anunciou a rescisão do contrato com a empresa terceirizada Jinjiang Construction Brazil Ltda., responsável pela construção da fábrica de carros elétricos em Camaçari, na Bahia. A decisão veio após o resgate de 163 operários chineses que trabalhavam em condições análogas à escravidão.

As obras, que incluem a construção da maior fábrica de carros elétricos da BYD fora da Ásia, foram parcialmente suspensas por determinação do Ministério Público do Trabalho (MPT) da Bahia. Desde novembro, o MPT, juntamente com outras agências governamentais, realizou verificações que identificaram as graves irregularidades na empresa terceirizada Jinjiang.

Força-tarefa

Uma força-tarefa composta pelo MPT, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Defensoria Pública da União (DPU) e Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do Ministério Público Federal (MPF) e Polícia Federal (PF), resgatou os 163 trabalhadores e interditou os trechos da obra sob responsabilidade da Jinjiang.

A BYD Auto do Brasil afirmou que “não tolera o desrespeito à dignidade humana” e transferiu os 163 trabalhadores para hotéis da região. A empresa reiterou seu compromisso com o cumprimento integral da legislação brasileira, especialmente no que se refere à proteção dos direitos dos trabalhadores.

Uma audiência foi marcada para esta quinta-feira, 26, para que a BYD e a Jinjiang apresentem as providências necessárias à garantia das condições mínimas de alojamento e negociem as condições para a regularização geral do que já foi detectado.

O Ministério das Relações Exteriores da China afirmou que sua embaixada e consulados no Brasil estão em contato com as autoridades brasileiras para verificar a situação e administrá-la da maneira adequada. A porta-voz da diplomacia chinesa, Mao Ning, em Pequim, destacou que o governo chinês sempre deu a maior importância à proteção dos direitos legítimos e aos interesses dos trabalhadores, pedindo às empresas chinesas que cumpram a lei e as normas.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp