Press "Enter" to skip to content

Enel não dá ‘resposta satisfatória’ e Procon pode multar empresa em até R$ 11,3 milhões

Última atualização 27/10/2022 | 10:24

Após denúncias de suspensão de atividades de manutenção, como cronograma de execução de obras realizadas, a Enel não apresentou provas contrárias e o Procon Goiás vai instaurar um Processo Administrativo Sancionatório. Em decorrência da má prestação de serviço, a concessionária poderá receber multas de até R$ 11,3 milhões. A informação foi anunciada pelo órgão na manhã desta quinta-feira, 27.

As denúncias do Procon à Enel

No dia 23 de outubro, o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) determinou que a Enel retomasse normalmente as suas atividades enquanto não houver a conclusão da venda da empresa à Equatorial. Isso porque, segundo o órgão, a rede de energia elétrica paralisou os serviços e obras de manutenção de suas redes.

Agora, o superintendente do Procon Goiás explicou que enviou um Termo de Notificação que pedia esclarecimentos à Enel sobre o caso. A resposta não foi considerada satisfatória, visto que a empresa não apresentou provas contrárias à paralisação dos serviços de manutenção e obras. Ainda, não arrolou relatórios e cronogramas referentes à execução de obras e à transição da gestão para a Equatorial.

“A Enel figura, recorrentemente, no topo dos rankings de reclamações que divulgamos mensalmente nos nossos canais de comunicação. É uma das empresas com o maior número de reclamações, relacionadas principalmente à interrupção do fornecimento de energia, que gera prejuízos inestimáveis para os consumidores”, afirma o superintendente.

Com isso, a Enel pode receber multas de até R$ 11,3 milhões. Sobretudo, devido à preocupação do Procon Goiás com a atuação da concessionária de energia durante períodos chuvosos.