Enel registra mais de mil raios durante chuva forte

O monitoramento permite identificar também quais são os locais que tiveram um aumento de ocorrências

A Enel Distribuição Goiás registrou na noite desta quinta-feira (12), cerca de 1.300 raios, em Goiás. O registro que é realizado pelo  Centro de Operação do Sistema (COS), funciona da seguinte maneia: após identificar as regiões com previsão de tempestades e os registros de descargas elétricas, os resultados do monitoramento são disponibilizados em tempo real, para que os operadores.

A partir desse momento, os operadores podem ver em uma grande tela onde estão projetados o mapa de todo o estado e toda a malha do sistema elétrico da companhia, como as linhas de distribuição de alta tensão. Segundo a empresa, esse monitoramento permite identificar também quais são os locais que tiveram um aumento no histórico de ocorrência de raios, para que equipamentos de proteção da rede elétrica possam ser instalados.

Cuidados

A Enel indica alguns cuidados que devem ser tomados dentro e fora de casa durante uma tempestade, como: não usar celular, secador e ferro elétrico conectados à tomada; não utilizar chuveiro ou torneira elétrica; não realizar consertos de instalações elétricas; e desconectar tomadas de aparelhos eletrônicos. Fora de casa é recomendado evitar locais como campos abertos, piscinas, lagos, praia, árvores isoladas, postes e locais elevados e não ter contato com cercas de arame.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos