Press "Enter" to skip to content

Enel registra mais de mil raios durante chuva forte

Última atualização 13/04/2018 | 13:58

O monitoramento permite identificar também quais são os locais que tiveram um aumento de ocorrências

A Enel Distribuição Goiás registrou na noite desta quinta-feira (12), cerca de 1.300 raios, em Goiás. O registro que é realizado pelo  Centro de Operação do Sistema (COS), funciona da seguinte maneia: após identificar as regiões com previsão de tempestades e os registros de descargas elétricas, os resultados do monitoramento são disponibilizados em tempo real, para que os operadores.

A partir desse momento, os operadores podem ver em uma grande tela onde estão projetados o mapa de todo o estado e toda a malha do sistema elétrico da companhia, como as linhas de distribuição de alta tensão. Segundo a empresa, esse monitoramento permite identificar também quais são os locais que tiveram um aumento no histórico de ocorrência de raios, para que equipamentos de proteção da rede elétrica possam ser instalados.

Cuidados

A Enel indica alguns cuidados que devem ser tomados dentro e fora de casa durante uma tempestade, como: não usar celular, secador e ferro elétrico conectados à tomada; não utilizar chuveiro ou torneira elétrica; não realizar consertos de instalações elétricas; e desconectar tomadas de aparelhos eletrônicos. Fora de casa é recomendado evitar locais como campos abertos, piscinas, lagos, praia, árvores isoladas, postes e locais elevados e não ter contato com cercas de arame.