Enel vai trocar as geladeiras de 56 casais durante casamento comunitário, em Trindade

A Enel Distribuição Goiás vai trocar as geladeiras de 56 casais em situação de extrema vulnerabilidade social neste sábado (17), durante casamento comunitário que será realizado pela Prefeitura de Trindade, a partir das 9h30. A ação faz parte projeto Enel Compartilha Eficiência, que nesta semana também vai sortear outras 80 geladeiras na cidade. Para participar do sorteio basta se cadastrar nesta quarta (14), quinta (15), e sexta-feira (16), das 10 horas às 17h30, na Praça Constantino Xavier, Avenida Coronel Anacleto, em frente a Prefeitura. Já o casamento comunitário contará com 145 casais, que participarão de uma celebração ecumênica às 10 horas de sábado no Ginásio de Esportes Amando Grecco, na Avenida Manoel Monteiro, Centro, Trindade. Em seguida será realizada a cerimônia civil, que deve ser finalizada com almoço comemorativo.

O programa de troca eficiente de geladeiras para clientes em situação de vulnerabilidade social já trocou mais de 3 mil geladeiras desde que foi iniciado, em novembro de 2017. Por meio da iniciativa, eletrodomésticos velhos podem ser trocados por novos com selo de eficiência A do Procel. O programa é contínuo e faz parte do projeto Enel Compartilha Eficiência, que tem como objetivo promover o uso consciente de energia por meio de iniciativas que demonstrem a importância da eficiência energética. Em pouco mais de dois meses de existência, o programa beneficiou bairros selecionados de Goiânia, Aparecida, Anápolis, Novo Gama, Águas Lindas, Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Catalão, Trindade, Rio Verde e Itumbiara.

Como funciona

Os moradores dos bairros selecionados que quiserem participar do cadastro precisam levar um documento oficial com foto e a última conta de energia paga. No momento do cadastro, o cliente já ganha uma lâmpada LED e pode ganhar mais uma ao trocar uma lâmpada incandescente, que tem um alto consumo de energia, por mais uma lâmpada LED. Após o cadastro, os clientes participam de um sorteio para garantir a troca do equipamento. São cerca de 100 geladeiras por bairro e todo o material retirado dos aparelhos velhos é reciclado, como gás refrigerante, compressores, óleo compressor, isolamento térmico, plásticos, aço, cobre e alumínio.

Economia

Uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma velha, observando em watts, esse valor representa, para um aparelho velho, o consumo médio de 90kWh/mês, enquanto um novo consome somente cerca de 24kw/hora/mês. As geladeiras do programa têm selo de consumo tipo “A”, que significa eficiência no consumo de energia elétrica. Segundo estudo feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geladeira é responsável por quase um terço de toda a eletricidade consumida em uma residência. Os aparelhos velhos e em mau estado, além de consumirem mais que o normal, emitem gases que destroem a camada de ozônio, agravando o aquecimento global.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp