Enem 2022: mais de 130 mil realizam 2ª etapa neste domingo, 20

Enem 2022: mais de 130 mil estudantes realizam segunda etapa neste domingo, 20

Acontece neste domingo, 20, o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em todo o país. A expectativa é de mais de 130 mil estudantes apenas no Estado de Goiás. Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fecham pontualmente às 13h.

Neste segundo dia de provas, os estudantes responderão questões sobre ciências da natureza e suas tecnologias e matemáticas e suas tecnologias. Na primeira etapa as questões foram sobre ciência humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação. 

As provas são aplicadas a partir das 13h30. Após o término, os estudantes podem sair depois das 15h30, sem levar o caderno de questões. Depois das 18h, podem sair com o caderno. As provas terminam às 18h30. 

Os estudantes devem levar no dia da prova caneta de tinta preta e material transparente, lanche, água, álcool em gel e um documento com foto. Recomenda-se também levar o cartão de inscrição impresso. 

Neste ano também serão aceitos documentos digitais, como e-título, carteira de motorista e o RG digital. Eles têm que ser apresentados nos aplicativos oficiais. Não vale captura de tela nem foto do documento.

Os estudantes não podem levar objetos como lápis, lapiseira ou borracha, chapéu ou boné, óculos escuros, livros e relógio. Também não é aceito o uso de equipamentos eletrônicos, sendo necessário o desligamento destes durante a prova. 

Primeiro dia de provas 

A primeira fase do Enem aconteceu no último domingo, 13. Ao todo, Goiás teve 137.726 pessoas inscritas, sendo 67% mulheres, e apenas 95 mil compareceram para realizar o exame. Dados são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Como todo ano, é esperado o aguardado ”Show dos atrasados do Enem”. O nome faz referência a alunos que se atrasam para a prova, chegando ao local minutos antes ou depois de fechar o portão. 

No último domingo, um estudante do Rio de Janeiro virou manchete em diversos jornais e meme em redes sociais ao tentar pular o portão da Universidade Estadual e depois arremessar a mochila para dentro do local. Ele chegou às 13h01. O portão fecha às 13h. 

O Exame Nacional do Ensino Médio possui realização anual pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC). O exame avalia o desempenho do estudante e colabora para o acesso à educação superior e ao financiamento estudantil.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos