Press "Enter" to skip to content

Enem 2023: Redação aborda desafios da invisibilidade do trabalho de cuidado das mulheres

Última atualização 05/11/2023 | 14:43

“Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. Este é o tema da redação proposto para os mais de 3,9 milhões de participantes em todo o Brasil que, neste domingo, 5 de novembro, realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.

O tema foi apresentado ao vivo, pouco depois das 14 horas, pela direção do Inep em seu perfil no X, antigo Twitter.

 

O texto, que deve conter até 30 linhas, deve ser dissertativo-argumentativo, com argumentações fundamentadas e explicações sólidas sobre o tema. Além disso, os participantes contarão com textos motivadores para desenvolverem seus conceitos.

A aplicação do Enem 2023 é de responsabilidade do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e acontecerá neste e no próximo domingo, 5 e 12 de novembro, em todos os estados e no Distrito Federal.

As redações serão avaliadas com base em cinco competências, podendo atingir a nota máxima de mil pontos. No entanto, é importante lembrar que há critérios que levam à nota zero, tais como fuga ao tema, extensão total de até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema proposto, não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame. Para o Enem 2023, não houve mudanças nos critérios de avaliação.

O processo de correção das redações é rigorosamente monitorado pelo Inep e segue os parâmetros estabelecidos pelo Instituto. Os textos podem passar por até quatro correções para o cálculo da média final.

Os profissionais selecionados para essa tarefa atendem a critérios de formação, incluindo graduação em letras e linguística, além de formação continuada, com a exigência mínima de mestrado para as funções de supervisor e subcoordenador. Experiência comprovada em coordenação de correção de produção textual em avaliação educacional, exames ou concursos também é requisito.

Após a aplicação das provas, o Inep fornecerá capacitação aos corretores com base nas regras e diretrizes já apresentadas na Cartilha do Participante. É importante ressaltar que o material orientador elaborado para os corretores será entregue a tempo de ser utilizado nas capacitações presenciais.

Histórico

O Enem desempenha um papel fundamental na avaliação do desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam as notas do Enem como critério único ou complementar em seus processos seletivos. Além disso, as notas do exame também são usadas como referência para o acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Outro benefício do Enem é que os resultados individuais podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep, tornando o acesso à educação superior em Portugal mais acessível para estudantes brasileiros.