Estudantes que pretendem fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2025 já podem acessar as edições anteriores da prova por meio da internet. Os cadernos de questões estão disponíveis no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) desde a criação do exame, em 1998. Já os gabaritos podem ser consultados a partir das provas de 2009.
Desde esse ano, o Enem passou a ser aplicado em dois dias. No primeiro, os candidatos respondem a 90 questões das áreas de Linguagens, Ciências Humanas e também fazem a redação. No segundo dia, as provas são de Matemática e Ciências da Natureza, também com 90 questões objetivas.
O período para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 começa no dia 14 de abril e vai até 25 do mesmo mês. Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante, e o resultado será divulgado em 25 de maio.
Embora o edital deste ano ainda não tenha sido publicado, na edição anterior puderam solicitar isenção candidatos que:
-
Estavam no último ano do ensino médio em escola pública declarada ao Censo Escolar;
-
Cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais na rede privada, com renda per capita de até 1,5 salário mínimo;
-
Declararam situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).