Enem: Candidatos tem dificuldade para acessar notas. Saiba como consultar.

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) já estão disponíveis desde as 18 horas de ontem (29) na página do participante. Muitos internautas tiveram dificuldades de acessar os resultados, a notar pela quantidade de pessoas acessando o site.

Vários posts abordaram a dificuldade. Muitos com pitadas de humor.

Diante das reclamações, o INEP informou em seguida que os problemas que os estudantes estavam encontrando já haviam sido solucionados as 21h20. Lentidão e sobrecarga tem acompanhado as provas, não só desse ano, como dos anteriores também.

Se você ainda não conseguiu conferir o resultado, veja como.

Para conferir o resultado, é preciso entrar na página do participante e digitar os dados do login único do Governo Federal. Em caso de esquecimento, você pode recuperar a senha com os passos:

informar o CPF;
 – clicar em avançar e, em seguida, em “esqueci minha senha”;
 – escolher uma das formas de recuperar o acesso à conta (validação facial, celular, e-mail ou internet banking);
 – aguardar o envio do código de verificação;
 – gerar uma nova senha.

Os resultados divulgados foram: impressas (primeira e segunda aplicação); digital e PPL (para pessoas privadas de liberdade).

Utilização da nota do ENEM

Alguns programas de governos que costumavam utilizar as notas do Enem para ingresso em universidades, como o ProUni e Fies aceitaram apenas resultados das edições anteriores a de 2020. Isso pelo fato de não haver tempo de aguardar até esse mês de março para iniciar os processos seletivos.

Somente o SISU conseguiu organizar o calendário para aproveitar as notas dessa última edição. Então confira o cronograma, caso queira participar.

Inscrições: de 6 a 9 de abril
Resultado da chamada única: 13 de abril
Matrícula ou registro acadêmico: de 14 a 19 de abril
Manifestação de interesse em participar da lista de espera: de 13 a 19 de abril

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Pesquisa aponta que 49% dos brasileiros acreditam em melhorias no país em 2025

Um levantamento realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) revelou que 49% dos brasileiros acreditam que o país terá melhorias em 2025. O índice permanece estável em relação à pesquisa de outubro, mas registra uma queda de 10 pontos percentuais comparado a dezembro de 2023, quando o otimismo atingiu 59%.

A percepção de piora aumentou entre os entrevistados: 28% acreditam que o Brasil irá piorar em 2025, uma alta de cinco pontos em relação a outubro (23%) e de 11 pontos frente a dezembro do ano anterior (17%).

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira, 26, foi realizado pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) entre os dias 5 e 9 de dezembro, com 2 mil participantes de todas as regiões do país.

Sobre o desempenho do Brasil em 2024, 66% dos entrevistados afirmaram que o país melhorou (40%) ou permaneceu igual (26%) em comparação a 2023. No entanto, essa soma representa uma queda de 13 pontos em relação a dezembro de 2023, quando 79% acreditavam que o cenário havia melhorado (49%) ou permanecido estável (30%).

A percepção de piora em 2024 alcançou 32% em dezembro, marcando um aumento significativo em relação aos 20% registrados no mesmo período do ano anterior.

Para Antonio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe, os resultados refletem um equilíbrio entre otimismo e cautela. “O ano teve aspectos positivos, como o aumento do emprego, mas foi marcado por fatores adversos, como seca, queimadas e notícias sobre alta da Selic, juros e inflação”, explicou Lavareda.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp