Enem é aplicado hoje para alunos que foram prejudicados pela Covid-19

O Exame Nacional do Ensino Médio começa a ser reaplicado nesta terça-feira, 23, para alguns grupos: pessoas privadas de liberdade, candidatos que tiveram as provas canceladas em razão da pandemia, participantes que foram prejudicados por questões logísticas e aqueles que, nos dias do exame, estavam com sintomas de Covid ou de qualquer outra doença infecciosa.

Na reaplicação, as regras são as mesmas: os portões se abrem as 11:30h, e fecham às 13:00h, no horário de Brasília, para que, às 13:30h, a prova seja entregue para a resolução do aluno. Nesta terça, os testes abrangem redação, linguagem e ciências humanas, com cinco horas e meia para que o estudante responda e entregue o gabarito.

Para quarta-feira, 24, ficarão as competências de matemática e ciências da natureza. A lista do que é ou não permitido também é semelhante a do Enem aplicado no dia regular. Os resultados finais, tanto do Enem digital, quanto do impresso e da reaplicação, serão divulgados em 29 de março. Desse modo, o participante poderá usar a nota para entrar em faculdades, e por meio de programas como o Sisu, ProUni e Fies.

No Amazonas, onde 160 mil estudantes fariam as provas nos dias regulares (17 e 24 de janeiro) devem fazer agora a reaplicação, já que em seu estado a aplicação foi suspensa devido ao aumento do contágio do coronavírus.

imagem: Roberto Zacarias/Estadão Conteúdo

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp