Press "Enter" to skip to content

Enem é aplicado hoje para alunos que foram prejudicados pela Covid-19

O Exame Nacional do Ensino Médio começa a ser reaplicado nesta terça-feira, 23, para alguns grupos: pessoas privadas de liberdade, candidatos que tiveram as provas canceladas em razão da pandemia, participantes que foram prejudicados por questões logísticas e aqueles que, nos dias do exame, estavam com sintomas de Covid ou de qualquer outra doença infecciosa.

Na reaplicação, as regras são as mesmas: os portões se abrem as 11:30h, e fecham às 13:00h, no horário de Brasília, para que, às 13:30h, a prova seja entregue para a resolução do aluno. Nesta terça, os testes abrangem redação, linguagem e ciências humanas, com cinco horas e meia para que o estudante responda e entregue o gabarito.

Para quarta-feira, 24, ficarão as competências de matemática e ciências da natureza. A lista do que é ou não permitido também é semelhante a do Enem aplicado no dia regular. Os resultados finais, tanto do Enem digital, quanto do impresso e da reaplicação, serão divulgados em 29 de março. Desse modo, o participante poderá usar a nota para entrar em faculdades, e por meio de programas como o Sisu, ProUni e Fies.

No Amazonas, onde 160 mil estudantes fariam as provas nos dias regulares (17 e 24 de janeiro) devem fazer agora a reaplicação, já que em seu estado a aplicação foi suspensa devido ao aumento do contágio do coronavírus.

imagem: Roberto Zacarias/Estadão Conteúdo