Enem terá 67 mil detectores de metal

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) informou nesta terça-feira (10), que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)terá 67 mil detectores de metal. Esse número representa um em cada cem participantes. As provas do Enem acontecem nos dias 5 e 12 de novembro.

No total, 13.632 coordenações de local de aplicação de prova irão receber os detectores. A medida visa evitar que participantes utilizem equipamentos eletrônicos para fazerem a prova. Até 2015, os detectores eram utilizados aleatoriamente nos banheiros e somente no ano passados eles foram efetivados.

Mais da metade dos detectores de metal (35 mil) foram alugados. O custo representa R$ 700 mil. O restante (32 mil) serão fornecidos pela Fundação Cesgranrio, Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (Vunesp) e Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Os aparelhos serão verificados até o dia 13 de outubro. De acordo com o Inep, os gastos com os aluguéis dos detectores de matal já estavam previstos no orçamento do exame e também já constaram na cobrança da inscrição dos participantes. Portanto não haverá aumentos nos custos da aplicação do exame.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Corpo é descoberto em trem de pouso de aeronave no Havaí

Corpo Encontrado em Trem de Pouso de Avião no Havaí

No dia 25 de dezembro de 2024, um corpo foi encontrado no trem de pouso de um avião no aeroporto internacional de Honolulu, no Havaí. A descoberta foi feita por funcionários da companhia aérea durante uma inspeção de rotina.

De acordo com as autoridades, o corpo pertence a um homem que ainda não foi identificado. A polícia e a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA estão investigando as circunstâncias do incidente.

O avião, um Boeing 767, havia chegado de San Francisco algumas horas antes da descoberta. Os passageiros e a tripulação já haviam desembarcado quando o corpo foi encontrado.

As autoridades acreditam que o homem pode ter se escondido no trem de pouso do avião durante a viagem, mas as causas exatas da morte ainda são desconhecidas. A polícia está trabalhando para identificar o homem e entender como ele conseguiu acessar a área restrita do avião.

O incidente causou surpresa e preocupação entre os passageiros e funcionários do aeroporto. A companhia aérea emitiu um comunicado expressando sua tristeza e cooperando plenamente com as investigações.

A investigação está em andamento, e as autoridades pedem que qualquer pessoa com informações relevantes entre em contato com a polícia.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp