O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 4 e 11 de novembro, ganhou mais 30 minutos de duração no segundo dia. Segundo o edital da prova, publicado hoje pelo Diário da União, os estudantes terão cinco horas para realização da prova que reúne conteúdos de ciências da natureza e matemática. O primeiro dia, permanece com cinco horas de duração, para as provas de Redação, Linguagens e ciências humanas.
Assim como no ano de 2017, as provas acontecem em dois domingos seguidos neste ano. As inscrições deverão ser feitas das 10h do dia 7 de maio às 23h59 de 18 de maio de 2018. A taxa de inscrição foi mantida em R$ 82. O pagamento deve ser feito entre os dias 7 e 23 de maio.
Além disso, diferentes perfis de estudantes se encaixam na isenção da taxa de inscrição. Esta pode ser solicitada entre os dias 02 e 11 de abril. Os participantes que tiveram a isenção concedida no ano passado e não compareceram, tem até o dia 11 de abril para realizar a justificativa e estar apto à isenção da prova em 2018.
Segundo o edital deste ano, o participante afetado por problemas logísticos durante a aplicação poderá solicitar reaplicação do exame em até cinco dias úteis após o último dia de aplicação. Os casos serão julgados individualmente pela Comissão de Demandas. No ano passado, cerca de 3,5 mil estudantes tiveram que refazer as provas em outra data por problemas como falta de energia nos locais do exame.
Para conferir todas as mudanças e o edital completo da prova, basta clicar no link.