Energia elétrica, gás e combustíveis são os vilões da inflação em Goiânia

Preço do etanol dispara em Goiânia, acima da projeção do governo federal

Inflação do mês deve continuar em alta

Os reajustes da energia elétrica (26,38%), do gás de cozinha (3,83%), da gasolina comum (6,60%) e do etanol (7,55%) pressionaram o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Goiânia, em outubro, que chegou a 1,16%, muito acima da taxa do mês de setembro (0,03%). Este índice foi o mais alto dos últimos 15 meses e surpreendeu até mesmo os pesquisadores do Instituto Mauro Borges (IMB), da Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan).

Segundo o gerente de Pesquisas Sistemáticas e Especiais do IMB/Segplan, economista Marcelo Eurico de Sousa, esta disparada da inflação é um desastre para o orçamento das famílias, principalmente aquelas com renda de até cinco salários mínimos (R$ 4.685,00), que já estão sofrendo com a perda do poder aquisitivo. Ele alerta que a inflação deste mês ainda poderá continuar em alta já que há resíduos do aumento da conta de energia a ser computada agora em novembro e os preços dos combustíveis não param de subir.

Outros quatro grupos de despesas também influenciaram e ajudaram a confirmar o resultado positivo da inflação de Goiânia, no mês passado: artigos residenciais (0,79%), saúde e cuidados pessoais (0,30%), educação (0,26%) e despesas pessoais (0,02%), além da habitação (5,66%), onde estão computados a energia elétrica, o gás de cozinha e o aluguel residencial, e o transportes (1,56%).

Marcelo Eurico cita que, se não fosse a queda dos produtos alimentícios (-0,21%), que pelo 7º mês consecutivo registrou variação negativa, a inflação de Goiânia, do mês de outubro, teria sido consideravelmente maio. Também contrabalancearam à alta da inflação, com variação negativa, os grupos do vestuário (-0,66%) e comunicação (-0,85%).

Alimentação
No mês passado, os produtos que contribuíram para a variação negativa de -0,21% do grupo alimentação foram: feijão carioca (-9,63%), feijão preto (-1,98%); ovos grandes/extras (-5,05%); abobrinha (-25,30%); leite LV (-1,74%), leite em pó integral (-6,13%), leite condensado (-2,90%), creme de leite (-2,45%); açúcar (-4,10%), sorvete (-5,66%) e achocolatado (-3,89%). E ainda, melancia (-12,68%); banana prata (-15,06%), maçã (-4,14%); macarrão (-1,37%); carne suína: pernil (-2,30%), lombo (-4,26%); pão de forma industrializado (-6,12%), rosca doce (-4,77%), pão de queijo (-2,79%); as carnes bovinas paleta (-5,24%) e coxão mole (-2,88%); linguiça toscana (-1,55%); cebola (-1,89%) e café moído (-1,50%).

Já a alimentação fora do domicílio deu sinais de alta (0,95%), puxado pelo almoço a peso (0,91%); lanche: sanduíche misto/bauru (5,27%) e o refrigerante 290ml (1,12%).

Dos 205 produtos/serviços pesquisados mensalmente pelos técnicos do IMB/Segplan, 87 apresentaram elevação, 30 ficaram estáveis e 88 tiveram variação negativa.

Cesta básica
Devido à queda dos alimentos, pelo 7º mês consecutivo, o custo da cesta básica para o trabalhador goiano que ganha um salário mínimo (R$ 937,00) ficou em R$ 298,81, uma queda de 0,06% em relação ao valor registrado em setembro passado.

No acumulado do ano, o custo da cesta básica, composta por 12 itens, já caiu 11,97% na comparação com igual período do ano passado, e -14,41% no acumulado dos últimos 12 meses.

Em outubro, na comparação com setembro, dos 12 itens da cesta básica cinco tiveram alta: farinha/massas (0,29%), legumes/tubérculos (3,37%), pão (1,92%), margarina (0,48%) e óleo de soja (3,63%). Os demais registraram queda: carne (-0,26%), leite (-1,74%), feijão (-7,32%), arroz (-0,41%), café (-1,50%), açúcar (-4,10%) e frutas (-3,02%).

Fonte: Comunicação Segplan

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Governo promove lives para empreendedores desvendarem o e-commerce

Descubra como impulsionar suas vendas online no mundo do artesanato e moda! Assista a série de lives gratuitas “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, com especialistas do Sebrae e Shopee. Aprenda o passo a passo para iniciar seu negócio online, definir o preço ideal e dominar estratégias de marketing digital para atrair clientes. As lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, no canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
A Secretaria da Retomada e o Goiás Social, em parceria com o Sebrae e a Shopee, promovem uma série de lives especialmente desenvolvidas para artesãos e empreendedores da moda que desejam expandir suas vendas online. Com o título “Rompendo Fronteiras: Artesanato e Moda no E-commerce”, as lives acontecem nos dias 13, 20 e 27 de setembro, das 9h às 11h, e serão transmitidas pelo canal do Youtube da Secretaria da Retomada.
 
Especialistas renomados participam das lives e ensinam o passo a passo para o sucesso no ambiente digital. Aprenda como iniciar um negócio no e-commerce, descubra a fórmula para chegar ao preço certo e domine as estratégias de marketing para chamar a atenção do comprador online.
 
“Essa iniciativa é voltada para micro e pequenos empreendedores, muitos deles beneficiados pelo Crédito Social, que montaram o próprio negócio e, agora, precisam de ajuda para desvendar o mercado digital. As palestras são riquíssimas em informações que podem multiplicar as vendas de quem colocar o aprendizado em prática”, afirma o secretário da Retomada, César Moura.
 
A abertura da série de lives, no dia 13/09, conta com a presença do palestrante Nelson M., do Time de Educação e Eventos da Shopee. Mestre em Educação, ele já liderou mais de 50 treinamentos e eventos por todo o Brasil. No dia 20/09, George Gustavo Toledo, formado em Administração e atual Gestor Estadual do Programa Conexão Financeira do Sebrae Goiás, comanda o evento.
 
No último dia de live, 27/09, o palestrante do Sebrae aborda estratégias avançadas de marketing digital, incluindo SEO, publicidade paga e criação de conteúdo. O objetivo é equipar os participantes com ferramentas e técnicas para ampliar sua presença online e impulsionar suas vendas.
 

SERVIÇO

 
Seu Produto na Shopee: Oportunidade para Expandir Suas Vendas Palestrante: Nelson M. Data: 13 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Preço Certo: Aprenda Como Chegar no Valor Que Vai Bombar Seu Produto Palestrante: George Gustavo Toledo, Coordenador Estadual de Conexões Financeiras do Sebrae Data: 20 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada
 
Marketing Digital: Estratégias para Alavancar Suas Vendas Online Palestrante: Sebrae Data: 27 de setembro Horário: 9h às 11h Local: Canal do Youtube da Secretaria da Retomada

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp