Press "Enter" to skip to content

Energia Solar apresenta crescimento de 300% ao ano

Em entrevista ao jornal Diário do Estado, o consultor da Fronius no Brasil, Adolfo Cestari falou sobre a Energia Solar ter atraído cada vez mais pessoas. O especialista explica sobre como funciona a Energia Solar fotovoltaica.

Em relação ao funcionamento da Energia Solar, ele apresenta que “Já se vê em muitos locais do país as placas em cima de telhado, ou algumas usinas você vê o descampado com muitos módulos seguidos, o que chamamos de usina fotovoltaica. Então de uma forma simples, isso pode ser explicado como: o sol nos fornece o calor, mas também tem a radiação, o módulo fotovoltaico capta essa radiação e transforma em energia elétrica, o que chamamos de corrente contínua. Para ela ser aproveitada, ela não sai do módulo e vai direto para casa, porque nossos equipamentos foram feitos para a rede da concessionária que chamamos de corrente alternada. Então é preciso de um equipamento para fazer a conversão, então a Fronius fornece um inversor de frequência, onde é transformada essa frequência contínua, que o painel girou através do Sol, em corrente alternada, para que se possa utilizar em casa, quanto para jogar de volta para concessionária e receber dinheiro por essa energia”, explica.

Questionado se em qualquer lugar que o Sol seja forte pode produzir energia solar, ele responde que: “Você tendo o Sol, consegue gerar energia. O que temos no mercado é crescentes instaladores, onde você pode fazer uma consulta, e ele vai fazer um projeto para ver se o local que você quer instalar vale a pena. Porque se a gente pegar uma região central de São Paulo, tem muitos prédios, então você pode ter Sol em um determinado horário do dia e no resto tem sombra, então não vai valer a pena, então tem outros modelos que pode não ser no telhado, chamado de usina remota. Eu tenho telhado, mas nem sempre vale a pena, então é sempre bom buscar um especialista antes de fazer as coisas”, informa.

“Você tendo um projeto bem especificado, com espaço para implantar o sistema fotovoltaico, com certeza você pode alimentar energia na casa toda e o que sobrar vender para a concessionaria”, destaca. “A gente tem a resolução normativa 482 que obrigou as concessionárias a criar um mecanismo que permitissem o consumidor interagir de forma direta com a rede. Quando eu estou gerando energia, só sobressalente não pode ser desaparecido, se eu já supre o meu lar, o que vou fazer com o que sobrou? Aí entra a compensação por meio da concessionária, a energia que está chorando você devolve para ela em forma de crédito. Ou seja, eu estou usando para consumo próprio e uma porcentagem eu devolvo e a minha conta vem com valor abatido e compensa o que eu usei a noite da concessionaria”, acrescenta.

Sobre o armazenamento da energia, ele explica que “Ela não fica armazenada na placa, fica no inversor, e ela vai para o autoconsumo, ou seja se eu tomo banho estou usando o que tá gerando, e o que tá sobrando tá indo para a concessionária. O que existe são os conversores híbridos, que fazem todo esse trabalho, como o armazenamento. No mercado brasileiro ainda não é uma realidade, falta a regulamentação das baterias.”, declara.

No mercado somente de geração, ele apresenta que está totalmente acessível. “Além de ter muitos geradores, de qualidade, você tem muitas instituições financeiras que possibilitam o financiamento do sistema fotovoltaico, então você não é obrigado a pagar aquele valor à vista. Você faz o projeto, orçamentar com diversas empresas, levando em conta a qualidade dos equipamentos, lembrando que envolve a segurança do seu lar. Numa residência com duas ou três pessoas, o investimento necessário seria de aproximadamente R$ 20 mil reais e com financiamento bancário isso fica viável. Quando o instalador vai fazer a validação com a concessionária, ela vai até o local e troca o relógio, porque agora você não apenas irá receber energia, mas também enviar, e a partir disso os clientes fazem o orçamento. O que acontece é que com o envio da energia, normalmente o valor da parcela do financiamento fica o que era a conta de luz.”, explica. 

Ele informa que hoje os mapas de Energia Solar mostram que a grande parte das usinas estão instaladas em Minas Gerais. “Explicando de forma simples, o estado de Minas Gerais é onde tem melhor Energia Solar, a linha do Equador passa por cima dele, então tem regiões onde você tem maior aproveitamento, principalmente no norte de Minas. Eles usam isso para saber o melhor local para criar uma usina, tanto de geração distribuída, você gerar na sua casa, comércio e indústria e devolver para concessionária, centralizada é como toda geração de uma cidade em um único ponto.”, destaca.

Para o especialista, para esse sistema de energia ser mais utilizado falta apenas o conhecimento sobre como é realizado. “Quanto mais as pessoas buscarem esse consumo e se atualizarem, mais vão aderir esse mercado. O Brasil é muito grande, mesmo o mercado crescendo 300% ao ano, a matriz energética do Brasil é muito hidrelétrica. A energia fotovoltaica representa apenas 2%.”, informa.