Nos últimos anos, a escolha pela energia solar tem ganhado mais espaço, principalmente pela economia proporcionada, que pode representar de 80% a 95% de redução na conta de luz. Um dinheiro que pode ser revertido em investimentos. Outras vantagens estão ligadas à sustentabilidade, como a não emissão de poluentes e o baixo custo de manutenção, com uma fonte de energia renovável, vida útil de aproximadamente 25 anos de cada placa solar, além do fato de ser uma fonte silenciosa.
Para tornar a energia solar ainda mais acessível, no último mês de março o governo federal zerou impostos para painéis solares até 2026. Essa novidade deve reduzir os custos e causar impactos positivos que podem aumentar a procura pela energia solar.
De acordo com Valdeson Florentino Paiva, gerente-geral de negócios do Sicoob Credseguro, o sistema de energia solar já está muito acessível para a população com linhas de crédito específicas e condições especiais. “A nossa cooperativa possui uma linha específica de crédito de energia solar que pode ser financiada em até seis anos, e, depois da quitação, o cooperado ainda consegue aproveitar a economia gerada em outros investimentos”, explica.
Valdeson ainda cita seu exemplo, que colocou as placas solares em casa já pensando em economizar no futuro. “Tenho duas meninas pequenas que vão crescer, ou seja, terá um consumo maior de secador de cabelo, ar-condicionado e os equipamentos eletrônicos em geral. Por isso, optei por colocar energia solar, pensando no bem-estar da minha família e na economia também”, comenta.
O gerente-geral de negócios do Sicoob Credseguro ainda menciona que a procura pela energia solar tem sido maior na zona urbana visando a economia e benefícios a longo prazo. Segundo ele, para as residências que têm a conta de luz com valor alto é interessante adquirir a energia solar, colocando as placas fotovoltaicas. “As pessoas procuram com foco no futuro, já que com a energia solar haverá benefícios”, finaliza.