Enfermeira que denunciou racismo de diarista após reclamar de faxina se diz aliviada com indiciamento: ‘Quero que ela seja responsabilizada’
Segundo o delegado do caso, Joaquim Adorno, a diarista foi indiciada por injúria racial e pode pegar até 10 anos de prisão. O caso aconteceu no dia 9 de agosto.
A enfermeira Luciana Ponciano, que denunciou racismo de diarista após reclamar de faxina, contou ao DE que está aliviada com o indiciamento de Sthefany Sibele França Rayzer. “Quero que ela seja responsabilizada,” disse Luciana. Segundo o delegado do caso, Joaquim Adorno, a diarista foi indiciada por injúria racial e pode pegar até 10 anos de prisão.
O DE entrou em contato com Sthefany Sibele França Rayzer, mas a diarista informou que não quer se pronunciar sobre o caso. Em depoimento à polícia, a profissional confessou ter enviado as mensagens racistas.
> “Eu estou até mais aliviada porque ela vai começar a perceber que a coisa é mais séria do que ela imagina, que não vai ficar por isso mesmo igual ela está falando para as pessoas,” destacou Luciana.
O caso aconteceu no dia 9 de agosto, em Aparecida de Goiânia. O processo de indiciamento foi publicado no sistema de consulta público do Tribunal de Justiça de Goiás (Projudi) na quarta-feira (20).
Segundo Joaquim, a pena base do crime é de reclusão de dois até cinco anos, mas a diarista pode responder pelo crime duas vezes porque o caso aconteceu em duas situações distintas.
> “Como ela praticou o mesmo crime em dois momentos distintos, ela pode ser condenada pelas duas condutas, ou seja, pode chegar a 10 anos de prisão,” afirmou o delegado.
De acordo com Luciana, a profissional começou com as ofensas após ela comunicar que não havia gostado do serviço de limpeza realizado no apartamento em que mora.
Após a denúncia, a enfermeira Luciana Ponciano disse que a diarista zombou dela após revelar áudios do crime de racismo. Em mensagens enviadas para ela, Sthefany chama Luciana de “cabelo de Bombril” e diz que as pessoas estão rindo da cara dela.
Em prints de uma conversa do dia 13 de agosto, a diarista volta a ofender a Luciana e a chama de “bicha feia sebosa” e diz: “Ficou feio pra tu mesmo, pra mim não!”.
Segundo Luciana, ela não atendeu as ligações e nem respondeu a nenhuma das novas mensagens da diarista.
RACISMO É CRIME
Segundo o Michael Félix, presidente do Conselho de Direitos Humanos e Igualdade Racial em Goiás, o racismo é crime desde 1989, mas que não é fácil a implementação da lei que tipificou como crime.
“Essa implementação não ocorre de maneira fácil, principalmente por um entendimento superficial do que é o racismo, o que é racismo de fato, o que é injúria racial, o que é só bullying e o que uma brincadeira,” explicou à TV Anhanguera.