Press "Enter" to skip to content

Enfermeiro é preso com 105 frascos da vacina Influenza H1N1, em Aparecida de Goiânia

“Cerca de 150 doses já haviam sido vendidas. As negociações aconteciam por meio de rede sociais e ele iria na casa da pessoa para realizar a aplicação”

Duas pessoas foram presas na noite desta terça-feira (17), com 105 frascos da vacina de Influenza H1N1 furtadas de postos de vacinações de Aparecida de Goiânia. Murillo Heguer de Paula Soares, de 29 anos, é enfermeiro e foi locado para ajudar na imunização das pessoas havia 20 dias. No momento da abordagem, estava com José Maicon Fernandes Freitas, de 23 anos.

De acordo com o tenente Gustavo, da Polícia Militar (PM), os suspeitos estavam em um Ford Fiesta vermelho no conjunto Guadalajara, região Sudoeste de Goiânia. Na abordagem, foram encontradas 105 frascos, o que equivale a 1050 doses da vacina que estava em uma caixa térmica no banco traseiro do veículo. Além das vacinas, foram apreendidos 151 seringas e 24 cartões de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme expõem o tenente, Murillo não revelou como agiu, mas destacou que as doses eram vendidas a R$ 80. “Cerca de 150 doses já haviam sido vendidas. As negociações aconteciam por meio de rede sociais e ele iria na casa da pessoa para realizar a aplicação”, destaca o tenente, que conta que o enfermeiro já possui passagem pela polícia por ameaça.

José Maicon dava todo o suporte nas negociações e no transporte da vacina até a casa dos compradores. Os dois foram encaminhados para a Central de Flagrantes de Aparecida de Goiânia, já que foi na cidade que os produtos foram furtado. Eles foram autuados por crime de peculato. A prefeitura de Aparecida de Goiânia informou, por meio de nota, que está ciente da prisão do enfermeiro e que um processo administrativo já foi instaurado para verificar a procedência do ato e  afastar do funcionário. Além disso, o Executivo Municipal destacou que irá intensificar a fiscalização e segurança das vacinas e que todas as doses foram devolvidas à Secretaria Municipal de Saúde, que fará a sua distribuição.

Outro Caso

Outras 80 doses da vacina foram furtadas da unidade de saúde da Vila São João, em Senador Canedo, na noite da última segunda-feira (16). Segundo nota, a prefeitura do município informou que a enfermeira responsável pela vacinação foi quem notou que a janela estava arrombada e sentiu a falta das ampolas e de duas doses da tríplice viral. O caso já foi registrado na Polícia Civil da cidade, mas não conseguimos contato com o delegado à frente das investigação. Ainda em nota, a prefeitura informou que  as vacinas estão sendo repostas conforme repasse da Secretaria Estadual de Saúde (SES). A cidade conta com 23 postos de vacinação e receberam 12,3 mil doses nessa primeira remessa.