Press "Enter" to skip to content

Leitores do Diário do Estado rejeitam uma provável candidatura de Lula

Última atualização 01/08/2018 | 10:19

De acordo com enquete realizada pelo Jornal Diário do Estado no Instagram do veículo entre os dias 30 e 31 de julho deste ano, em que foi feita a seguinte pergunta: “Você deixaria Lula ser candidato à presidente?”, 69% dos leitores do Jornal não concordam com uma provável candidatura do ex-presidente, enquanto 31% concordam com essa possibilidade.

Luis Inácio Lula da Silva é presidente interino do Partido dos Trabalhadores (PT), assumiu a Presidência da República em 2003 e foi reeleito em 2006, ficando no cargo até 31 de dezembro de 2010. Em janeiro de 2011, o governo Lula foi sucedido pelo de Dilma Rousseff, candidata também petista à presidência do País no pleito de 2010.

Atualmente, Lula cumpre pena desde abril deste ano em regime de isolamento na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. O ex-presidente foi condenado a doze anos e um mês de prisão pela 2ª instância do TRF-4 pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do Triplex de Guarujá, investigado na Operação Lava Jato.

Ainda que esteja preso, o partido deverá registrar o nome de Lula como candidato ao Planalto pela legenda e usará a campanha eleitoral deste ano como palco para a defesa do ex-presidente, o que pode significar o isolamento do partido em relação à alianças e apoios partidários na disputa presidencial de 2018.

A enquete ficou disponível por um período de 24 horas na rede social do Jornal. Vale ressaltar que o levantamento trata-se apenas de uma enquete, feita entre os seguidores do Instagram do Diário do Estado. E não pode ser comparada com pesquisas usadas que são feitas usando métodos científicos.

Foto: Redação DE