Ensino médio profissionalizante: 15 mil vagas em Goiás

A Secretaria da Educação de Goiás (Seduc/GO) está implementando uma significativa expansão na oferta de educação profissionalizante, com a abertura de mais 15 mil vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Essa iniciativa, que será implementada a partir de 2025, visa fortalecer as oportunidades de inserção dos estudantes no mercado de trabalho.
 
A principal meta da Seduc com essa iniciativa é ampliar as chances de ingresso dos estudantes no mercado de trabalho. De acordo com a coordenadora de Execução da Política de Educação Profissional da Seduc, Telma Antônia Rodrigues Alves, a formação inclui a educação geral básica do aluno, com uma carga horária de 1.800 horas, e o curso técnico, com até 1.200 horas. Ao final dos três anos, o aluno receberá o diploma de ensino médio e de formação profissional juntos.
 
A parceria entre a Seduc e o Sistema S (Senai e Senac) disponibilizará uma variedade de cursos técnicos de nível médio. O Senai oferecerá cursos como Automação Industrial, Eletromecânica, Eletrotécnica, Manutenção Automotiva, entre outros. Já o Senac, oferecerá opções como Computação Gráfica, Informática, Inteligência Artificial, Administração, e Segurança do Trabalho, dentre outras especializações.
 
Os cursos técnicos integrados ao ensino médio serão disponibilizados em 17 municípios de Goiás, incluindo Alexânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Catalão, e Goiânia, entre outros. Essa distribuição geográfica visa atender a uma ampla gama de estudantes em diferentes regiões do estado.
 
O período de matrículas seguirá o calendário escolar da Seduc, com previsão de início em novembro. A seleção dos cursos levou em conta a escuta dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental, dados do Ministério do Trabalho, e estudos técnicos sobre os arranjos produtivos locais, garantindo que as ofertas se alinhem às necessidades do mercado de trabalho.
 
A parceria com o Sistema S representa um importante avanço para a rede estadual de ensino, devido à tradição e expertise das entidades no ensino profissionalizante. A diretora pedagógica da Seduc/GO, Alessandra Oliveira de Almeida, destaca que a seleção dos cursos foi cuidadosamente planejada para atender às demandas locais e preparar os estudantes para o mercado de trabalho de forma eficaz.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Aberto processo seletivo de professores temporários

O Governo de Goiás publicou, nesta quarta-feira, 11, edital de processo seletivo para criar um Banco de Habilitados para a contratação de professores temporários na Secretaria da Educação (Seduc). O processo seletivo ocorrerá por meio de análise curricular e os professores atuarão em uma das escolas estaduais de Educação Básica dos 246 municípios goianos.

A seleção é conduzida pela Secretaria da Administração (Sead), por meio da Superintendência de Recrutamento e Seleção, e as inscrições podem ser realizadas de 16 de dezembro de 2024 a 02 de janeiro de 2025, acessando o site selecao.go.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 20,00, e o pagamento deve ser realizado até dia 3 de janeiro de 2025.

Processo seletivo

Serão selecionados profissionais das áreas de Ciências/Biologia, Educação Física, Física, Geografia, História, Intérprete, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química. Do total de vagas, 5% serão destinadas para candidatos com deficiência e 5% para recém-formados.

Como requisito mínimo para se candidatar, o interessado deve ter graduação concluída, preferencialmente na modalidade de licenciatura, na área da função escolhida, devidamente autorizada e reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Os requisitos da função poderão ser comprovados no momento da contratação.

Após a publicação do resultado da análise curricular, o candidato será convocado no surgimento da vaga para a segunda etapa do processo seletivo, que consiste na entrevista, a ser realizada com vistas à conferência, avaliação e validação dos documentos e à confirmação de que o candidato estará apto a desempenhar a função.

O Banco de Habilitados será utilizado sempre que for necessária a convocação de um novo profissional em atendimento às demandas da Secretaria da Educação, que surjam a partir de licenças médicas, licença-maternidade e ou afastamento do servidor efetivo de qualquer natureza.

Com esse processo seletivo, o Estado de Goiás terá regulamentada a contratação dos servidores, que poderá ocorrer até 2026, garantindo a presença ininterrupta de profissionais capacitados em sala de aula.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp