Ensino Socioemocional: Como o Anglo Sorocaba Impulsiona o Rendimento dos Alunos

ensino-socioemocional3A-como-o-anglo-sorocaba-impulsiona-o-rendimento-dos-alunos

Trabalho socioemocional impulsiona o rendimento dos alunos

No Anglo Sorocaba, diversos projetos são realizados com os estudantes de todas as idades. O Anglo promove a formação integral dos alunos, reconhecendo a importância do desenvolvimento emocional e social para o sucesso acadêmico. Perceber como alguns alunos lidam facilmente com as emoções e interações sociais, enquanto outros apresentam mais dificuldades, levou as escolas a investirem na educação socioemocional. Habilidades como autoconhecimento, empatia, resolução de conflitos e liderança são cada vez mais valorizadas no ambiente educacional.

No Colégio Anglo Sorocaba, em São Paulo, esse enfoque na educação socioemocional se reflete em diversas práticas e projetos. Aulas de Mindfulness, visando a atenção plena, são ministradas desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Os alunos são incentivados a reconhecer e nomear suas emoções, desenvolvendo assim maior controle emocional. Além disso, a Sala Gaia proporciona um espaço de descompressão para os estudantes se reequilibrarem emocionalmente, praticando exercícios de respiração e reflexão.

Essas iniciativas estão alinhadas com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece as competências socioemocionais como parte essencial do processo educativo. A interdisciplinaridade dessas práticas permite que os alunos desenvolvam habilidades emocionais e sociais de forma integrada. O programa “Empreendedorismo Criativo” no Anglo Sorocaba, por exemplo, estimula os estudantes a transformarem ideias em negócios reais, promovendo trabalho em equipe e liderança.

O ensino socioemocional é apontado como uma das estratégias mais eficazes para o sucesso dos alunos. Ele contribui não apenas para o desempenho acadêmico, mas também para o bem-estar emocional e social dos estudantes. A diretora do Anglo Sorocaba, Carol Lyra, destaca que os alunos se tornam mais saudáveis e preparados para tomar decisões ao participarem de projetos socioemocionais. O acompanhamento psicológico personalizado e programas como “Eu Vejo Você” e “Líder em Mim” também são fundamentais para o desenvolvimento integral dos alunos.

A parceria entre escola e família é essencial para potencializar as práticas educativas. O apoio dos pais nos projetos escolares fortalece o processo de aprendizagem socioemocional dos alunos. Iniciativas como o Café com Conversa promovem a troca afetiva e construtiva entre a escola e as famílias. No âmbito global, as instituições de ensino que adotam abordagens educacionais socioemocionais se destacam na formação de indivíduos mais empáticos, resilientes e preparados para enfrentar os desafios da vida.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp