Entenda a saída de Donnarumma do PSG e acordo com o Manchester City

entenda-a-saida-de-donnarumma-do-psg-e-acordo-com-o-manchester-city

Quebra de relação com DE e acordo com City: entenda situação de Donnarumma

Com contrato até 2026 com Paris Saint-Germain, goleiro já conversou com Guardiola e está de saída. Veja o porquê de Luis Enrique optar por tirar o italiano do time e definir substituto

Donnarumma está fora do elenco porque é uma decisão minha. Sou 100% responsável. Quero um goleiro diferente e tomei essa decisão. — Luis Enrique, técnico do PSG.

A declaração do treinador do Paris Saint-Germain nesta terça-feira, tomando para si a responsabilidade da saída de Donnarumma, expõe a característica de liderança do espanhol. Grande nome do projeto do PSG, prestes a disputar com o Tottenham a final da Supercopa da Uefa e a fim de encerrar o assunto, Luis Enrique preferiu definir uma preferência própria como motivo para o adeus ao goleiro italiano.

No entanto, a situação é mais complexa. Contratado em 2021, sem custos de transferência ao PSG, já que estava em fim de contrato com o Milan, Donnarumma tem vínculo até junho de 2026 com o clube francês. De acordo com o jornal L’Équipe, o empresário do goleiro italiano, Enzo Raiola, já tinha conversas com Manchester United e Manchester City há meses.

Paralelamente a isso, Donnarumma negociava uma renovação com o PSG, mas as partes não chegaram a um acordo. Vendo o fim do contrato de seu goleiro se aproximar, o Paris Saint-Germain preferiu definir pela saída imediata do italiano ao invés de esperar a possibilidade de perder a compensação financeira daqui a um ano.

“Especialmente torcedores parisienses, desde o primeiro dia em que cheguei, dei tudo o que tinha, dentro e fora de campo, para conquistar meu lugar e defender com orgulho o gol do Paris Saint-Germain. Infelizmente alguém decidiu que não posso mais fazer parte deste grupo e contribuir para o sucesso desta equipe. É uma decisão que me deixa decepcionado e triste”, disse o goleiro nas redes sociais.

Donnarumma, que já tem um dos maiores salários do elenco parisiense, tentava um aumento considerável para renovar com o clube. Eis que surge a ideia no PSG de garantir um substituto. O goleiro francês Lucas Chevalier, ex-Lille, foi anunciado há três dias, contratado por 40 milhões de euros, com mais 15 milhões em bônus variáveis.

Sem permitir que o italiano conduzisse a situação para um fim de contrato e transferência sem custos para outro clube, o Paris Saint-Germain virou o jogo, definiu um novo goleiro titular e afastou Donnarumma do elenco antes da decisão da Supercopa europeia.

Agora, para jogar na temporada 2025/26, o ex-Milan tem que procurar um novo clube imediatamente. Capitão da seleção italiana, Donnarumma deve ir para a Premier League. Ainda segundo o L’Équipe, ele já tem acordo para se transferir para o Manchester City.

O goleiro já teria conversado com Pep Guardiola e faltaria apenas o desfecho das negociações entre as duas equipes pelos valores da transferência. A iminente contratação do City implicaria numa questão para Ederson, titular do gol da equipe inglesa desde 2017.

Aos 31 anos, o brasileiro tem mais um ano de contrato e tem interesse do Galatasaray, da Turquia. Apesar disso, há cerca de um mês e meio, ele negou a possibilidade de sair: “O meu futuro está aqui. Alguns amigos meus me mandaram notícias, mas 99% é falso. Há muitas ‘fake news’ em torno do meu nome. Minha cabeça está no clube”.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp