Entenda como fica trânsito na Avenida Perimetral Norte, que passa por revitalização asfáltica em novo trecho, a partir de terça-feira, 6

Será iniciada na segunda-feira, 5, a sinalização para desvio do trânsito entre a GO-070 e a Avenida Cunha Gago, no Setor Capuava, na Avenida Perimetral Norte, que passa por revitalização asfáltica. O trabalho não impedirá o tráfego de veículos, que deve fluir pelas vias laterais, onde já foram executados os serviços de recuperação.

O cronograma prevê a conclusão desse trecho de 1,2 quilômetro em até 30 dias. Depois, o trabalho avança para o trecho entre a Avenida Cunha Gago e a Rua Amapá, na Vila João Vaz, num total de 900 metros. Todo o trabalho deve ficar pronto em até 20 dias.

Até agora, são mais de 11 quilômetros de via feitos, considerando as pistas dos dois sentidos, o que representa 44,82% da avenida: os trechos 1 (entre a Praça do Expedicionário, no Setor Santa Genoveva e o viaduto da GO-080), 2 (entre o viaduto da GO-080 e a Avenida Pedro Paulo de Souza, no Setor Goiânia 2), 3 (entre a Avenida Pedro Paulo de Souza e o Viaduto Iris Rezende) e 4 (entre o viaduto e a Avenida Eurico Viana, Jardim Diamantina).

Veja como fica o trânsito
Primeira etapa: sentido Oeste/Leste

Bloqueio total pelo período de 15 dias do corredor principal interno da Avenida Perimetral Norte entre a GO-070 x Avenida Cunha Gago.

O condutor que trafega sentido Oeste/Leste terá que adentrar na via vicinal (pista local/lateral) da Avenida Perimetral Norte até a Avenida Cunha Gago e acessar novamente a Avenida Perimetral ao corredor principal para continuar sua rota destino.

Restrição de estacionamento
Proibição de Parada e estacionamento em toda a via vicinal da Avenida Perimetral Norte, sentido Oeste/Leste

Segunda etapa: sentido Leste/Oeste

Bloqueio total pelo período de 15 dias do corredor principal interno da Avenida Perimetral Norte entre a GO-070 x Avenida Cunha Gago.

O condutor que trafega sentido Leste/Oeste terá que adentrar na via vicinal (pista local/lateral) da Avenida Perimetral Norte até a GO-070 para continuar sua rota destino.

Restrição de estacionamento:

Proibição de Parada e estacionamento em toda a via vicinal (pista local/lateral) da Avenida Perimetral Norte sentido Leste/Oeste

Bloqueio total pelo período de 20 dias do corredor interno da Avenida Perimetral Norte entre a Avenida Cunha Gago x Rua Amapá.

Neste ponto será implantada temporariamente uma mão inglesa sentido Oeste/Leste, portanto o condutor que trafega sentido Leste irá acessar a via normalmente, e o condutor que segue sentido Oeste deverá acessar a mão inglesa para continuar sua rota de destino.

Restrição de estacionamento:
Proibição de parada e estacionamento em toda a via vicinal da Avenida Perimetral Norte.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Quando desmontar a Árvore de Natal? Confira a data e motivo

O Natal é uma das festas mais celebradas no mundo cristão, marcada por enfeites, troca de presentes e tradições como a montagem da árvore de Natal. No entanto, quando chega o momento de desmontar a decoração, uma dúvida comum surge: qual é a data correta para dar fim ao clima natalino?

A tradição cristã estabelece o dia 6 de janeiro, conhecido como o Dia de Reis, como o fim do ciclo natalino. Este dia marca a visita dos três Reis Magos – Belchior, Gaspar e Baltazar – ao menino Jesus em Belém. Segundo o relato bíblico, os Magos foram guiados pela estrela de Belém e trouxeram presentes simbólicos para o recém-nascido: ouro, incenso e mirra. O Dia de Reis também é conhecido como Epifania, momento que, para a Igreja Católica, simboliza a revelação de Cristo ao mundo.

Em muitos países, o Dia de Reis é considerado o momento de desmontar a árvore e guardar os enfeites, mantendo o respeito à tradição religiosa e cultural que circunda o Natal. Essa prática está profundamente enraizada em diversas culturas, como na Espanha, onde as crianças recebem presentes dos Reis Magos, e no México, com a tradicional Rosca de Reyes, um pão doce em forma de coroa.

Práticas Diferentes

Embora o Dia de Reis seja a data tradicional para desmontar a árvore, algumas pessoas preferem fazê-lo antes, por questões de praticidade, especialmente devido ao retorno ao trabalho e à rotina. Outras, por outro lado, optam por manter a decoração até o dia 6 de janeiro, prolongando a sensação de festas e celebrando o encerramento do ciclo natalino.

Enquanto na tradição católica o Dia de Reis simboliza o fechamento das festividades, as religiões protestantes não possuem uma data fixa para desmontar a árvore de Natal. Nessas comunidades, o foco principal é o Natal e a Páscoa, sem a obrigação de seguir um calendário litúrgico para a retirada dos enfeites.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp