Press "Enter" to skip to content

Entenda mais sobre o estado de saúde de Jair Bolsonaro

Na manhã desta quarta-feira (14) o presidente Jair Bolsonaro foi levado a um hospital de Brasília, com dores, para tratar uma obstrução intestinal. Em nota oficial, representantes afirmam que o presidente ficará internado no local em observação, por 48 horas.

De alguns dias para cá, uma crise de soluços incontrolável acometeu o chefe do executivo, que passou a ter dificuldade para falar. Possivelmente medicado, o presidente apresenta uma fala “mole” desde o início desta semana e notável cansaço físico.

De acordo com a revista Forum, acredita-se que o agravamento de seu quadro clínico está intimamente ligado aos escândalos que vem enfrentando por conta das tentativas de compra superfatura das vacinas Covaxin e Sputnik-V, assim como pelos áudios apresentados por uma ex-cunhada que revelam ser ele o chefe do esquema de rachadinha nos gabinetes parlamentares da família.

 Pedro Tourinho, médico e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC), afirma, em entrevista consedida à Fórum, não ser possível associa quadro de oclusão intestinal às sucessivas crises de soluço apresentadas por Bolsonaro, já que soluços podem ocorrer por diversas razões.

“Relacionar diretamente a crise de soluço do presidente a esse quadro de oclusão seria algo meramente especulativo. Crises de soluço podem ter várias origens e serem provocadas por inúmeras condições. Tumores, condições relacionadas ao estômago e uma infinidade de coisas podem provocar soluços, assim como o quadro obstrutivo, mas relacionar isso agora seria mera especulação”, argumentou.

O médico explica ainda que, em muitos casos, a obstrução intestinal pode ser grave, embora não seja uma regra. Há inúmeras variáveis que devem ser observadas nesses casos.

“A oclusão intestinal pode ser grave, sobretudo num paciente que tem um histórico de várias cirurgias no abdômen, como é o caso do presidente Bolsonaro, por conta do episódio da facada. Nesses casos, é necessário um acompanhamento maior já que podem ocorrer aderências, rupturas, enfim. É um perfil de paciente susceptível a complicações e agravamentos”, ponderou.

A chamada obstrução intestinal é um bloqueio total do cólon (intestino grosso), que impede a passagem do material fecal circulante daquela região, assim como de gases gerados pelo processo digestivo. Ela pode ser provocada por tumores ou pelo surgimento de qualquer massa que interrompa o trânsito intestinal.

Normalmente, pessoas com obstrução intestinal apresentam desconforto, dor, cólicas, soluços, obstipação e vômitos. A condição precisa ser monitorada por médicos, uma vez que pode resultar no rompimento do tubo digestivo, o que pode ser fatal.