Como decidido no último final de semana, apenas trabalhadores dos serviços essenciais terão acesso ao transporte coletivo durante o horário de pico, das 05h45 às 07h15 pela manhã e das 16h45 às 18h15 a tarde. No entanto, é preciso que os passageiros façam seu cadastro emergencial na Rede Metropolitana de Transporte Coletivo pelo site do embarque prioritário.
Haverá bloqueio eletrônico seletivo de cartões sitpass para impedimento de acesso aos ônibus, terminais e estações durante esses 90 minutos de manhã e à tarde. De acordo com a resolução da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) define que os ônibus podem circular com 50% da sua capacidade e há possibilidade e interdição pontual dos terminais de integração quando necessário.
Isso significa que o usuário que não se enquadrar dentro dos serviços essenciais, não terá acesso ao transporte coletivo nesses horários de pico determinados, tanto nas paradas quanto nas estações. Quanto aos demais trabalhadores, o acesso fica normal nos outros horários ao longo do dia. Em caso de dúvidas, a RMTC disponibilizou o 0800 648 2222.
Cadastro
O usuário que se enquadra na categoria de trabalhadores de serviços essenciais, deve acessar o site da RMTC, clicar na aba cadastro, preencher seus dados, e anexar o documento que comprove o trabalho em uma das categorias definidas pelos decretos do Governo do Estado, Decreto Estadual Nº 9.828, de 16/03/2021, e da Prefeitura de Goiânia, Decreto Municipal De Goiânia nº 1.757, de 07/03/2021.
Passo a passo do cadastro:
1. Entrar no portal da RMTC – – por computador ou celular;
2. Preencher com os dados do CPF e o ramo de atividade essencial que deverá ser selecionado em uma lista;
3. Adicionar a imagem do documento de trabalho (carteira de trabalho, crachá ou declaração do empregador) – caso não tenha comprovação, o usuário deve escrever uma justificativa para o pedido;
4. Aceitar que leu e concorda com o termo de acesso e adesão;
5. Clicar em finalizar o cadastro – pronto! Está feito o cadastro para viajar nos horários de pico.