Press "Enter" to skip to content

Entenda o que é o câncer de Preta Gil, o terceiro que mais mata no Brasil

Última atualização 14/01/2023 | 12:04

Nesta semana, a cantora Preta Gil revelou que está com câncer no intestino. O câncer colorretal, como também é conhecido, é o segundo tipo de tumor mais frequente no aparelho digestivo e o terceiro que mais mata no Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer (Inca). O médico Eduardo Sabino, cirurgião oncológico do Cebrom Oncoclínicas, explica melhor sobre a doença.

O câncer de Preta Gil

De acordo com Eduardo Sabino, o câncer no intestino geralmente acomete pessoas acima dos 50 anos, porém pode se desenvolver também em indivíduos mais jovens. O tumor colorretal se desenvolve no intestino grosso: no cólon ou em sua porção final, o reto. O principal tipo de tumor colorretal é o adenocarcinoma e, em 90% dos casos, ele se origina a partir de pólipos na região.

Após os 50 anos de idade, a chance de apresentar pólipos aumenta, ficando entre 18% e 36%, o que consequentemente representa um aumento no risco de tumores malignos. “O diagnóstico dessa doença é feito com a realização de um exame chamado colonoscopia, no qual fazemos também a biópsia do tumor”, afirma o cirurgião do Cebrom Oncoclínicas.

Ainda segundo Eduardo Sabino, esse tipo de câncer tem possibilidade de cura quando diagnosticado em fase inicial. Quando a doença é descoberta em estágio mais avançado, é possível fazer um controle do câncer para aumentar a sobrevida do paciente, por meio de cirurgia, quimioterapia e radioterapia.

Nos dados do Inca, estima-se que mais de 40 mil novos casos surjam no país todos os anos. “O tratamento precisar ser feito com um planejamento, pois tudo dependerá da localização do tumor e em qual estágio se encontra a doença, além é claro das condições clínicas do paciente”, conclui o médico.