Entenda o que é retinoblastoma, câncer da filha de Tiago Leifert

Tiago Leifert e sua esposa, a jornalista Daiana Garbin, anunciaram nas redes sociais que sua filha, Lua, foi diagnosticada com um tipo de câncer raro: retinoblastoma. Lua tem um ano de idade e a doença é mais comum até em crianças de até seis anos. O diagnóstico precoce é essencial, já que a doença pode causar perda de visão e até a morte, nos casos mais grave e avançados.

O retinoblastoma é provocado pelo aumento excessivo no número de células da retina. Pode ter causa genética – adultos que tiveram a doença enquanto crianças precisam ficar atentos quando têm filhos, porque o câncer pode ser herdado. Ou ainda pode ter origem esporádica, que a medicina ainda não sabe explicar porque acontece. “Por isso é tão importante o exame preventivo, não tem algo que cause isso, quando a origem é esporádica”, explica a oftalmologista especialista em retina pediátrica, Alessandra Rassi.

O exame do olhinho, feito por pediatras, é recomendado pelo menos três vezes ao longo do primeiro ano de vida. Basicamente, o médico emite luz nos olhos da criança e percebe se o reflexo é vermelho. Se o reflexo for esbranquiçado, há sinal de problema, como catarata congênita, por exemplo. No entanto, este exame não dispensa a ida ao oftalmologista, ainda no primeiro ano de vida.

“O teste do olhinho pode identificar algumas formas de retinoblastoma, mas não todas. A gente recomenda o exame oftalmológico mesmo, em que dilata a pupila da criança para olhar diretamente a retina e ver se tem alguma lesão”, afirma a oftalmologista.

Sintomas e sequelas

Este tipo de câncer só costuma dar sinais quando a doença já está avançada, por isso é tão importante o exame preventivo, para diagnóstico precoce. Os sintomas são: criança ficar com os olhos tortos, tremor nos olhos, um olho crescer e ficar maior que o outro e reflexo esbranquiçado.

“Às vezes você vai tirar uma foto do seu filho com flash e, em vez de ficar com reflexo vermelho, o olho sai com reflexo branco na fotografia, ou um olho vermelho e outro branco. Isso é sinal de retinoblastoma ou outros problemas nos olhos”, explica a oftalmologista.

O retinoblastoma pode causar perda da visão, dependendo da localização dele na retina. A doença pode causar a morte, ao se espalhar para outras partes do corpo, como o sistema nervoso central. “Muitas vezes a gente consegue preservar a vida, mas com perda de visão e, às vezes, somos obrigados a retirar o globo ocular da criança”, explica a médica.

Tratamento do retinoblastoma

Existem diversas formas de tratar, dependendo de quão avançada a doença está no momento do diagnóstico. Há terapias a laser, quimioterapia, radioterapia e a quimioterapia intra-arterial, que leva o remédio diretamente ao olho, para diminuir efeitos colaterais.

O retinoblastoma, como qualquer outro câncer, precisa de acompanhamento de longa data. Quando a doença está em fase inicial, o paciente tende a ser “liberado” mais rápido. No entanto, em alguns casos, existe risco de a doença voltar na fase adulta.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Natal do Bem amplia acesso com nova entrada pela BR-153

O acesso via BR-153 é novidade na edição do Natal do Bem 2024, em Goiânia. Este ano, o evento conta com seis áreas de estacionamento, sendo duas próximo à rodovia federal. Ao todo, são 12 mil vagas rotativas e gratuitas disponíveis para os visitantes.

Para chegar ao Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) pela BR-153, é necessário seguir pela marginal no primeiro ponto de acesso – próximo à Universidade Paulista (Unip), virar à direita na Rua Recife/Araxá, fazer o retorno, virar à direita na Alameda Barbacena e, por fim, virar à esquerda na Rua 106.

Para quem preferir outro percurso, pode fazer o trajeto pela GO-020, virar à direita na Avenida Doutor José Hermano e seguir até os pontos de estacionamentos próximos ao CCON. Há equipes técnicas em todos os locais para orientar os visitantes.

Em todos os acessos (vias BR-153 e GO-020), há também pontos de embarque e desembarque para usuários de transporte por aplicativos.

Para os usuários do transporte coletivo, o Natal do Bem conta, este ano, com duas linhas exclusivas e gratuitas: uma com ponto de embarque e desembarque no Deck Sul 1 do Flamboyant Shopping, e outra com ponto em frente ao Museu Zoroastro, na Praça Cívica.

As linhas funcionam de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas. A Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC) também opera duas linhas regulares que atendem o itinerário até o local do evento: a 990, com parada no Terminal Praça da Bíblia, e a 991, no Terminal Isidória.

O Natal do Bem é uma iniciativa do governo estadual, por meio do Goiás Social e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), e conta com entrada, estacionamentos e mais de 300 atrações culturais gratuitas.

O complexo natalino possui mais de 30 mil metros quadrados, quase três milhões de pontos de luz e uma Árvore de Natal de 40 metros de altura. A expectativa é que 1,5 milhão de pessoas visitem o evento, que segue até 5 de janeiro, de terça-feira a domingo, das 18 às 23 horas.

O evento conta com os patrocínios da Saneago, Flamboyant Shopping, Flamboyant Urbanismo, O Boticário, Sicoob, Sistema OCB, Equatorial e Mobi Transporte.

Mapa dos acessos ao Natal do Bem:

 

 

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos