Press "Enter" to skip to content

Entenda o que é Valentine’s Day, festa que celebra o amor nos EUA e em outros países do mundo

Última atualização 14/02/2024 | 15:19

É celebrado, nesta quarta-feira, 14, o Valentine’s Day, conhecido no Brasil como Dia de São Valentim, uma festa que celebra o amor nos Estados Unidos e em outras partes do mundo. Além da troca de presentes, flores, cartões e chocolates entre casais, há diversas teorias sobre a origem dessa comemoração.

A Igreja Católica homenageia dois santos neste dia, considerados como grandes defensores do matrimônio e protetores dos namorados. No século III, o padre São Valentim desafiou a ordem que proibia soldados romanos de se casarem, continuando a realizar casamentos clandestinos. Outro santo, o bispo São Valentim de Terni, ficou conhecido por ajudar na reconciliação de casais. Ambos foram executados pelo Império Romano.

Segundo o Vaticano, a Ordem Beneditina propagou o culto ao Dia dos Namorados nos mosteiros na França e Inglaterra durante a Idade Média, cuidando da igreja de São Valentim em Terni.

Por outro lado, há teorias que remetem a origem da celebração à antiga Roma, durante a Festa de Lupercalia, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, quando os homens tiravam nomes de mulheres aleatoriamente para formar casais.

Apesar da origem, para os norte-americanos, o Valentine’s Day tornou-se um dia significativo para se comprometer com alguém. Apesar do costume de celebrar o Dia dos Namorados em 12 de junho, no Brasil, muitos optam por presentear em ambas as datas.