Pioneira nos serviços de streaming, a Netflix amarga um momento de baixa. A empresa divulgou o primeiro balanço semestral do ano, fechando o período com uma evasão de 200 mil pessoas. Pela primeira vez em uma década, a plataforma perdeu mais assinantes do que conseguiu, culminando em uma queda nas ações. Agora, os responsáveis pela indústria buscam uma maneira de retomar o apoio do público.
Por que a Netflix está em queda?
A Netflix vem perdendo espaço por uma série de fatores. Nas últimas semanas, a empresa começou a planejar alguma maneira de evitar as contas compartilhadas, fazendo com que o usuário não possa dividir perfis com pessoas de outras residências. Isso não foi visto com bons olhos pelo público, que reclamou nas redes sociais.
Além disso, a chegada agressiva da concorrência vem sendo um fator importante. Atualmente, a Amazon Prime Video custa R$ 9,90 por mês. A HBO Max, por sua vez, possui um preço a partir de R$ 19,90. Já a Disney+ tem o valor de R$ 27,90. As duas últimas também contam com promoções que podem baixar os custos.
A Netflix, por outro lado, oferece o pacote mais básico no valor de R$ 25,90. Nesse plano, não há a opção de imagem em HD e há apenas uma tela simultânea. O plano seguinte é de R$ 39,90, com HD. Para conseguir assistir em 4K, é preciso pagar R$ 55,90 mensalmente. As demais empresas não possuem tal diferenciação na qualidade de imagem.
Portanto, todos esses fatores vêm afetando a reputação da Netflix. Para completar, existe um cancelamento constante de conteúdos originais, o que também não ajuda.
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Consequências e reação
Entre janeiro e março, de acordo com o relatório da própria empresa, a Netflix fechou com uma perda de 200 mil assinantes. Além disso, a companhia projeta uma evasão de 2 milhões de clientes até o fim do próximo trimestre. Com ações em queda, a Netflix pode perder valor de mercado em até US$ 60 bilhões, segundo a Bloomberg.
Para reagir, a empresa estuda planos mais baratos para os usuários, mas com a ressalva de que terão anúncios. Vale destacar que a fonte de renda da plataforma vem apenas do streaming, ao contrário de companhias como HBO e Disney, as quais têm outras fontes de arrecadação.